quarta-feira, maio 25, 2005

20 anos do Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do
Centro Cultural Regional de Santarém

O Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra está a comemorar, neste ano de 2005, os seus 20 anos de existência.
Um dos pontos altos desta comemoração teve lugar no dia 14 de Maio, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.
Tratou-se de um espectáculo evocativo das actividades do grupo que foram desenvolvidas nas duas últimas décadas e que contou com a participação de 3 grupos de fado e guitarra de Coimbra.
A primeira parte do espectáculo, abriu com o Coro do Círculo Cultural Scalabitano, interpretando a Balada de Outono, de Zeca Afonso, seguindo-se a actuação de cantores e guitarristas que, ao longo do tempo, integraram o Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do CCRS de Santarém: os cantores José Beja, Luís Malha Valente, Octávio Freitas, Paula Jacob, Pedro Ramalho, Raúl Melo Santos, Sebastião Louro e Vitor Melancia Casimiro, os guitarristas António José Madeira Lopes, Francisco Madeira Lopes, Francisco Rodrigues, Fernando Martinho , João Luís Madeira Lopes e Elias Rodrigues na viola.
A segunda parte contou com as participações de:
- Valdemar Benavente (guitarra) e António Viegas Tavares (viola) - variações de Coimbra
- Carlos Carranca e Durval Moreirinhas (poesia e baladas)
- Fernando Rolim (fados de Coimbra)
- Fernando Machado Soares (fados e baladas de Coimbra, incluindo "Coimbra tem mais encanto/na hora da despedida", de sua autoria).
O espectáculo foi apresentado por Fernanda Narciso, Vicente Batalha e José Niza, tendo sido feito o lançamento de um livro evocativo das actividades do Grupo e da tradição académica em Santarém.

relojes web gratis