domingo, outubro 09, 2005


António Chaínho e Fernando Alvim, em plena actuação, no Palácio Fronteira, ontem, em Lisboa. Formam um dueto magnífico, ou não fossem dois dos maiores vultos ligados à guitarra de Lisboa. Em Coimbra todos conhecem Fernando Alvim e os seus excelentes acompanhamentos a Carlos Paredes. Seguem-se as notas do programa:
.
António Chainho é um dos instrumentistas de Guitarra Portuguesa mais conhecidos, executante emérito e compositor notável. Publicou diversos discos e tem actuado por todo o mundo, desde o Japão, onde cimentou um gosto e um culto especiais pela Guitarra Portuguesa, passando pela Índia, onde tem um grupo de interessados alunos, aos Estados Unidos da América e das salas de concerto da Europa à África.
Tem, em Portugal, um largo grupo de apreciadores dedicados que estão habitualmente presentes nos seus concertos, tendo também ensinado a muitos alunos as técnicas instrumentais.

Fernando Alvim é um dos executantes de Viola mais destacados, tendo sido acompanhador notável de Carlos Paredes e completando com António Chainho um conjunto instrumental da mais alta qualidade.

António Chainho e Fernando Alvim são sócios Fundadores da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado que tem objectivos de protecção das tradições portuguesas.
É neste sentido que são realizados estes concertos que vêm lembrar e revitalizar os temas e formas de tocar específicas da Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa.

O Eng. Luís Penedo é o Presidente da Direcção e 1º Fundador Constituinte da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado. É um estudioso apaixonado da Guitarra Portuguesa de que é também executante.Os concertos são comentados, contribuindo assim para uma melhor compreensão desta tão especial manifestação artística
O programa foi o seguinte:
.
Luís PenedoIntrodução
Agradecimentos
A Guitarra Portuguesa e a Viola
A Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa
Notas sobre a execução e os temas (ao longo do Concerto)

António Chainho e Fernando Alvim

1ª. Parte

1. Variações em Ré Menor (Sentir em Português)
2. Variações em Mi Menor Nº. 1 (Madrugada no Bairro)
3. Variações em Sol (Escadinhas do Duque)
4. Rapsódia Fadista

Intervalo

2ª. Parte

5. Variações em Sol Maior (Gaivotas ao Anoitecer)
6. Variações em Si Bemol
7. Variações em Mi Menor Nº. 2 (Lisboa 23 horas)
Ouviu-se ainda como extra uma peça de Jaime Santos.

relojes web gratis