domingo, novembro 27, 2005

Encerramento Provisório do Site "Fado de Coimbra"
Por António M. Nunes
O Dr. José Alberto Rabaça, antigo estudante da UC, guitarrista, membro da formação Praxis Nova, autor de composições, artista com obra gravada, idealizou e manteve aberto aos cibernautas durante quase 10 anos o Site FADO DE COIMBRA, cujo endereço era http://www.cidadevirtual.pt/fadocoimbra. O site foi aberto pioneiramente em 1996, tendo fechado provisoriamente em finais de Março de 2005. Em mensagem datada de 3ª feira, 15 de Março de 2005, publicitada no Blog Guitarra de Coimbra, Octávio Sérgio felicitava José Rabaça, incentivando-o a actualizar os diversos ficheiros temáticos.
À data da nossa última consulta, efectuada a 14/03/2005, o site continha secções diversas, como "Início/Apresentação/Grupos de Fado/Guitarra/Vendas", bem como agenda de espectáculos de formações, biografias de cultores e longas transcrições de letras de baladas de despedida de cursos.
Em diversas conversas ocasionais que mantivemos com o fundador e gestor ao longo dos anos, o Dr. José Rabaça lamentou sempre o facto de ter de custear do próprio bolso a renda com o servidor, e ainda o manifesto desinteresse de instituições culturais coimbrãs que bem poderiam ajudar a suportar as despesas com a manutenção do site.
Interpelado em 27/11/2005 sobre o destino dos documentos do site, o Dr. José Alberto Rabaça informou-nos que, além de lastimar a falta de apoios económicos, considera o site fechado apenas provisoriamente, contando reabri-lo com inclusão integral dos ficheiros antigos logo que consiga arranjar um servidor gratuito.
Cá aguardamos então o regresso renovado do Site Fado de Coimbra, deixando uma palavra de apreço ao seu fundador e gestor.

relojes web gratis