sexta-feira, dezembro 16, 2005


Curso de Locução e Realização de Programas de Rádio, organizado pela RUC.
Esta segunda, dia 12 de Dezembro, a Rádio Universidade de Coimbra abre as inscrições para o Curso de Programação 2006 - um curso dedicado à locução e realização de programas de rádio com vista à entrada de novas pessoas com novas propostas de programas para a futura grelha da RUC.
As inscrições decorrem até 30 de Dezembro, devendo ser efectuadas na secretaria da Rádio Universidade de Coimbra, no 3º piso do edifício da Associação Académica de Coimbra, junto à Praça da República. A secretaria está aberta de 2ª a 6ª no horário 10-13h e 17-19h, ou pelo telefone 239410410.
Descrição Genérica do Curso
O Curso de Locução/Realização, dirigido essencialmente a amantes de música, pretende, antes de mais, preparar novas pessoas para essa nobre tarefa que é dar voz e conteúdos a futuros programas (especialmente os dedicados à música) da Rádio Universidade de Coimbra...Sendo considerada uma rádio ímpar no panorama radiofónico nacional, quer pelos seus elementos (voluntários que "trabalham por amor à camisola"), quer pelos seus programas e eventos - a RUC é reconhecidamente uma rádio onde se divulgam figuras e músicas que em poucos lados se fazem ouvir ou se dão a conhecer... Em suma, é uma verdadeira rádio alternativa - da house ao punk, do reggae ao funk, da música do Mali às Adufeiras deMonsanto - que para seguir o seu trajecto e o seu projecto, precisa denovos elementos todos os anos. Para que tal seja conseguido há que fazer uma selecção de pessoas que se enquadrem naquilo que a RUC é e no que ela quer ser, e por isso todos os anos dezenas de pessoas se inscrevem para entrevistas que antecedem o curso e que servem para seleccionar pessoas (normalmente cerca de 20) que possam continuar este projecto com qualidade e dedicação.
Passada a fase de selecção segue-se então o curso, com aulas que incidem principalmente na prática. Este serve para preparar pessoas para a realização de programas essencialmente ligados à música, mas também para programas de outro teor (conversa, debate, humor, destaques culturais, etc).
Assim sendo, estas pessoas terão que ser avaliadas - com uma formação adequada e dada por elementos da RUC - em várias vertentes: voz (tom, colocação e fluir de discurso), conhecimentos e interesse musical, espírito de iniciativa, dedicação, criatividade, etc. Este curso estende-se por várias semanas, onde se aprenderão vários conteúdos: colocar a voz e técnicas de respiração; noções de "pistagem" e "passagem de música"; técnicas relativas à mesa de mistura e outro material técnico; aprender a fazer spots publicitários e jingles ou indicativos de estação(aprendendo o que isto é); trabalhar com cd, vinil e mini-disc; aprender a fazer remisturas, etc. Para que isto se consiga, os formandos poderão (e terão de) trabalhar num verdadeiro estúdio de rádio, preparando programas fictícios que mais tarde poderão até vir a "passar no ar".
Depois deste curso segue-se uma nova selecção para se escolherem as pessoas que se encontrem preparadas para um estágio, constantemente avaliado e com o acompanhamento necessário, e que normalmente se estende por não mais de 6 meses, onde serão responsáveis pela realização de entrevistas (a músicos e não só), spots publicitários, "peças" (espaços de cerca de 10 mn com temas específicos) com direito a "air-play" e, finalmente, realização de programas já existentes. Depois deste estágio poderão vir a ser sócios da RUC, com direito a apresentar programas próprios, a influenciar o dia-a-dia da Rádio - com o seu trabalho e novas ideias - e a usufruir de algumas regalias próprias de um elemento da comunicação social, desde assistir gratuitamente a concertos e outros eventos culturais, a poder entrevistar e conhecer pessoas que outrora não passavam de um poster na parede...
A possibilidade de conhecer e fazer parte do mundo radiofónico com forte ligação ao mundo da música e da comunicação social, bem como o contacto com a produção e organização de eventos, tornam ainda mais aliciante o Curso de Realização/Locução da RUC - o único curso do género conhecido no país e com repercussões (muitas vezes) na vida profissional e futura dos que por cá passam. Basta ver televisão, ler jornais ou ouvir outras rádios: a RUC também lá está, através de antigos e presentes "RUCianos"...

relojes web gratis