sábado, janeiro 28, 2006


Fonte dos Amores (2) Posted by Picasa
Gravura de Alfredo Morais, editada na página 35 da edição portuguesa de "A Fonte dos Amores", de 1923. As imagens cinéfilas e turísticas do estudante de "capa e guitarra" não são, de forma alguma, uma invenção do período do Estado Novo. Anteriormente já pululavam imagens que, depuradas e cristalizadas, se fixaram "oficiosamente" a partir da década de 1930.
Aliás, o não levantamento da diversificada iconografia respeitante à memória da Canção de Coimbra, não pode constituir atenuante para o pecadilho da eterna utilização da fotografia de Augusto Hilário ou da incorporação abusiva da CC nas histórias do Fado.
"A Fonte dos Amores", enquanto película de alcance internacional, não motivou qualquer conflito entre o realizador e a Academia de Coimbra. Tivesse este filme banda sonora e disporíamos de um belíssimo documento sonoro. Em todo o caso, valeria a pena tentar comparar o tipo de imagens produzidas em 1923 sobre os estudantes de Coimbra com as propostas em 1947 por Armando de Miranda no ainda hoje mal amado "Capas Negras" (alvo de crescentes operações de branqueamento da memória!).
Imagem: colecção de José Anjos de Carvalho
AMNunes

relojes web gratis