sábado, março 18, 2006

LENTES "À FUTRICA"
Caro Doutor Armando Luís de Carvalho Homem:
louvando o seu texto sobre lentes à futrica, e sem qualquer reparo a fazer, gostaria de partilhar consigo os seguintes dados:
-Francisco Adolfo Coelho, embora afamado, tinha habilitações académicas muito baixas. Creio mesmo que nem o liceu tinha concluído... tal facto não implicava falta de saber ou menor competência, no caso vertente;
-Teófilo Braga defendeu doutoramento em Direito na UC, não tendo sido aceite como lente da FD (daí muito do seu ódio patológico a Coimbra). Como tal, poderia ter envergado Hábito Talar e Insígnias Doutorais de Direito... coisa que pelos vistos não fazia;
-Manuel de Arriaga, além de advogado com direito a uso da Toga profissional, foi nomeado em 1910 1º Procurador Geral da República. Nesta qualidade, e tendo em conta que o imediato antecessor Procurador Geral da Coroa era considerado Conselheiro e usava Beca+Capa de Juiz Conselheiro, poderia ter usado pelo menos durante o exercício do cargo o dito vestuário. O tempo era de laicismo, não constando que o tenha feito. Mas, também foi nomeado após a Revolução de 1910 Reitor da UC. Aliás tem retrato na Galeria dos Reitores da UC. No entanto não consigo tirar a limpo que trajo enverga nesse retrato a óleo.
Cumprimentos, e renovadas felicitações,
AMNunes
AINDA “OS LENTES SEM TRAJE”
(breves informes complementares)

Contava que o Dr. António M. Nunes já aqui tivesse colocado como «comment» uma missiva que me enviou com dados adicionais. De qualquer modo, aqui vai o que lhe respondi:

Caro Dr. António M. Nunes:
Porque é que não põe em "comment" o que me escreveu ? Até porque eu depois poderia acrescentar mais um ou outro dado:
1) O que diz sobre Adolpho Coelho é certo, mas a nível nacional; é que eu creio que ele - tal como Leite de Vasconcellos - obteve mais qualquer habilitação em Paris.
2) Teófilo possuía as insígnias de dr. em Direito... mas provavelmente só as terá usado na investidura; certo é que o capelo está referenciado no inventário «post-mortem» (cf. a tese de Amadeu Carvalho HOMEM, A ideia republicana em Portugal: o contributo de Teófilo Braga, Coimbra, Minerva, 1989, pp. 82-83) e houve uma velha nota de 1.000$00, 2.000$00 ou 5.000$00 (já não me lembro da quantia) que o representava encapelado; reprodução de algum retrato que para aí exista ?
3) Arriaga desempenhou de facto um cargo judicial e outro reitoral. Na galeria dos Reitores da UC julgo que é representado em traje de passeio; mas não tenho aqui à mão reprodução alguma. O que é curioso é que o laicismo destes 1.os anos da República se conjuga com vestuário de alta «toilette»: casaca, sobrecasa, fraque, sobretudos de cerimónia, chapéu alto (raramente coco), etc.
4) Manoel Maria de Oliveira Ramos, natural do Porto e irmão de João de Oliveira Ramos (jornalista e filantropo), foi oficial do Exército (atingiu pelo menos a patente de capitão) e professor de História e de Literatura Portuguesa do futuro rei D. Manuel II (cf. o recente volume de Cândida PROENÇA na col. de «Biografias Régias» do Círculo de Leitores).
5) O enciclopédico Agostinho Fortes, chefe de Gabinete de Teófilo no Governo Provisório, regeu 20 e muitas disciplinas em cerca de 3 décadas de carreira.
6) Sebastião Dalgado era sacerdote de uma congregação missionária (ainda que vista à civil, contrariamente a José Maria Rodrigues); viveu e trabalhou longamente no Médio Oriente, daí derivando a preparação glóssica que o elevou a lente de «Sânscrito».
7) Queiroz Vellozo era formado pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto mas nunca exerceu; foi jornalista, bibliotecário e professor do Magistério Primário (Évora) antes de ingressar no CSL.
8) José Maria Rodrigues possuía as insígnias de dr. em Teologia, e enverga-as numa foto muito mais tardia (anos 30 ?), publicada na Revista da Faculdade de Letras [UL] por altura da sua morte (2.ª sér., 8 / 1-2 [1942], extra-texto entre as pp. 6 e 7),
9) Finalmente, Silva Telles era formado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e fez estudos post-graduados em Paris (em domínios como a Antropologia).
Um grande abraço e até breve
2006/03/17
*
Armando Luís de Carvalho Homem.
*
Post-Scriptum (2006/03/18): Estou em Lisboa e já pude examinar o retrato reitoral de Arriaga, tal como reproduzido em Manuel Augusto RODRIGUES, Universidade (A) de Coimbra e os seus Reitores: para uma História da Instituição, Coimbra, Arquivo da Universidade, 1990, p. 506. Com todas as limitações que sinto face a uma reprodução a preto-e-branco, parece-me que o retratado enverga uma veste talar preta (toga de advogado ?) com colarinhos altos.

relojes web gratis