segunda-feira, julho 10, 2006

FADO DAS PRAIAS

Música: Reynaldo Augusto Álvares Pereira Leite da Silva Pinto Varella (1867-1940)
Letra: João de Deus Battaglia Ramos (1878-1953)
Incipit: Fui um dia até à praia
Origem: Lisboa
Data: 1903



Fui um dia até à praia,
Pra ver as ondas do mar;
Era uma noite formosa,
Toda cheia de luar.

As estrelas prateavam
O azul puro do Céu,
Bordando em linda cadeia
O fado que Deus me deu.

O mar soltava um gemido,
Tão longo, tão prolongado,
Que par’cia qu’rer contar-lhe
As penas do meu passado.

Canta-se o 1º dístico, repete-se, canta-se o 2º e repete-se.
Esquema do acompanhamento por Reynaldo Varella (1904):
Dó# m, Fá m, 2ª Dó#, Dó# m
Dó# m, 2ª Dó#, 2ª Dó#, Dó# m
Fá# m, 2ª Dó#, 2ªDó#, Dó# m (bis)
*
Dó# m, 2ª Dó#, 2ª Dó#, Dó# m (bis)
Fá# m, 2ª Dó#, 2ª Dó#, Dó# m (bis)
*
Dó# m, 2ª Dó#, 2ª Dó#, Dó# m (bis)
Fá# m, 2ª Dó#, 2ª Dó#, Dó# m (bis)

Esquema do acompanhamento de António Brojo para a gravação José Mesquita (1983):
1ª ESTROFE:
1º dístico: si, mi 2ªsi, si; (1ª vez)
1º dístico: si, 2ªsi 2ªsi, si; (2ª vez)
2ª dístico: si, Lá, Sol, Fá# Fá#7ª, si;
2ª ESTROFE
1º dístico: si, 2ªsi 2ªsi, si;
2º dístico: mi, 2ªsi 2ªsi, si; (1ª vez)
2º dístico: si, Lá, Sol Fá# Fá#7ª, si; (2ª vez)

Informação complementar:
Serenata estrófica com melodia singela, própria para interpretações ligadas a momentos de improviso, em compasso quaternário (4/4) e tom de Dó Sustenido Menor (afinação de Coimbra). Originalmente este tema era cantado por Reynaldo Varella em Si Menor (afinação natural), com um acompanhamento de guitarra centrado em 1ª, 2ª e 3ª.
A letra que transcrevemos é a cantada por Reynaldo Varella no disco BEKA-GRAND-RECORD nº. 48019, de 78 rpm, por volta de 1904, sendo que o autor e cantor executa a guitarra de acompanhamento em afinação natural. O autor efectou uma 2ª gravação ca. 1905-1906 no 78 rpm Fidelio F3515, a que se seguiu um 3º registo por 1911 no 78 rpm Favre 1-45621. A versão adoptada para efeitos de transcrição é a do autor, Reynaldo Varela. Do “Fado das Praias” não conhecemos qualquer edição musical impressa.
Tema gravado por José Mesquita, com o título adulterado para “Vou Encher a Bilha e Trágo-a”, no LP “Fados e Baladas de Coimbra por antigos estudantes”, RODA SSRL 9000, ano de 1979, acompanhado por António Brojo/Jorge Gomes (gg) e Manuel Dourado/Aurélio dos Reis (vv). Neste disco, não se procede à identificação do autor da música, constando apenas que o arranjo é de Machado Soares (sic). A letra interpretada por Mesquita em nada se assemelha ao texto de João de Deus, pois a 1ª quadra “Vou encher a bilha e trágo-a” é de António Nobre, e a 2ª, “O Choupal anda coitado”, é de João Lebre e Lima e pertencia ao “Fado do Choupal” de António Menano. O referido registo surge remasterizado no CD “Fados e Baladas de Coimbra... do Choupal até à Lapa”, VIDISCO 11.80.1208, ano de 1992, faixa nº 4, com atribuição errada de autoria a “Dr. Fernando Machado Soares”. Trata-se, visivelmente, de um produto comercial, com erros grosseiros de autorias, omissão de instrumentistas e das fontes remasterizadas, amalgamando Mesquita ao lado de cantores profissionais de duvidoso recorte estético como Valdemar Vigário.
Espécime regravado em 1983 por José Mesquita, acompanhado à guitarra por António Brojo e António Portugal e, à viola, por Aurélio Reis e Luis Filipe Roxo Ferreira (Album “Tempo(s) de Coimbra”, disco 1, editado em 1984); José Mesquita só canta (Sol menor) as duas primeiras quadras de João de Deus B. Ramos, identifica correctamente as autorias e mantém o arranjo de acompanhamento de 1979, idealizado por António Brojo. Registo disponível em compact disc: album “Tempo(s) de Coimbra”, disco 1, EMI 0777 7 99608 2 8, editado em 1992; reeditado em 2005; Col. “Um Século de Fado”/Ediclube, CD Nº 4/Coimbra, EMI 7243 5 20638 2 6, editado em 1999.
No 3º verso da 2ª copla, José Mesquita substitui “Bordando” por “Dobrando”. O autor da letra, João de Deus Filho, estudou Direito na UC entre 1896 e 1902, tendo deixado nome como sócio da TAUC, executante de guitarra, poeta sem confirmação futura e autor da melodia do celebrado “Fado João de Deus”. Docente e político, dedicou-se à instalação da rede de jardins infantis João de Deus.
Natural de Ponte de Lima, Reynaldo Varella nasceu em 1867, tendo falecido na cidade de Lisboa a 24 de Dezembro de 1940. Nas décadas de 1880-1890 viveu regularmente na cidade do Porto, onde se distinguiu como executante de Guitarra do Porto em afinação natural, compositor, serenateiro activo nas praias nortenhas e no casco histórico do Porto, casinos, cafés, termas e salões, professor de instrumentos de corda, autor de um método de guitarra e cantor. Entre 1900 e 1940 habitou em Lisboa.
Musicalmente ilustrado, Varella frequentava os meios culturais mundanos do seu tempo. Nos primeiros anos do século XX gravou dezenas de discos de 78 rpm onde, além de cantar e tocar guitarra, também executa peças instrumentais de Verdi e Bizet. Com ligações aos meios e repertório fadístico, Varella não pode ser rotulado peremptóriamente como fadista ou simples autor de fados. Na realidade, cultivou um reportório cantável e instrumentístico que também abarca o Fado (então em voga nos meios urbanos de Lisboa, Coimbra e Porto), as cançonetas de salão, as serenatas ligeiras, as canções populares, e peças instrumentais posicionadas na herança reportorial da Guitarra Inglesa praticada em Coimbra e no Porto (folclore, autores clássicos). O reportório musical impresso e discográfico de Varella conheceu enorme aceitação e reprodução em Coimbra. Estamos em presença de um artista eclético, tipicamente Belle Époque, que nos ajuda a compreender o que eram a guitarra em afinação natural e as cantorias de serenata no último quartel do século XIX. Augusto Hylario não estaria artisticamente muito distante de Varella. Ambos eram barítonos, embora Varella fosse menos expressivo. Quanto ao resto, o que em Hylario eram amadorísticas virtudes, em Varela foram trunfos profissionais.

Transcrição musical: Octávio Sérgio (2006)
Texto: José Anjos de Carvalho e António M. Nunes
Agradecimentos: Alexandre Bateiras, Dr. Aurélio Reis Posted by Picasa

relojes web gratis