sexta-feira, julho 28, 2006


João Pinto Magalhães Posted by Picasa
João Pinto Magalhães, de alcunha LAGOAÇA, foi uma dos mais notáveis salatinas com actividade cultural assinalada na Alta de Coimbra entre 1900 e os anos de começo da 1ª Grande Guerra. Latoeiro de profissão, segundo a tradição oral, e não sabendo uma nota de música, revelou-se um bom excutante de violão de cordas de aço. No período que vai de 1905 a 1908 fundou, ensaiou e animou o Rancho Alegre Mocidade, activo na Rua Larga, nas Fogueiras do São João, arraiais da Rainha Santa e serenatas futricas fluviais.
Foi autor de um interessante conjunto de melodias ligeiras destinadas a serenatas e danças do pavilhão da Rua Larga (Fogueiras) que vieram a tradicionalizar-se como "populares" em Coimbra e diversas províncias. Uma dessas belas composições é precisamente o célebre "Se beijos fossem cantigas" que tem figurado nas recolhas do Grupo Folclórico da Universidade de Coimbra/Casa do Pesssoal e do Grupo Folclórico de Coimbra (orientado pelo Doutor Nelson Correia Borges).
Após a sua morte, João Lagoaça foi alvo de sentida homenagem. Nessa cerimónia singela (data?) estiveram expostos esta fotografia e o violão que habitualmente dedilhava.
Fotografia: espólio de José Lopes da Fonseca (José Trego)
Agradecimentos: Maria José Lopes
AMNunes

relojes web gratis