terça-feira, outubro 31, 2006


Aquisição do Nabo 2 Posted by Picasa
A "jurisprudência" relativa à forma como deve ser adquirido o nabo não é unânime. Do ponto de vista das vendedeiras, ressalvando as ofertas, o nabo deve ser comprado pelo seu justo preço. Para os estudantes que perfilham de outros pontos e vista, há vassouradas, mangueiradas e baldes de água fria.
O texto que se segue, enviado por Rui Lopes, reporta-se a um conjunto de representações muito recentes. Salvo o temperar (bastante raro na década de 1980) e o trincar do nabo, nenhuma das "tradições" que Rui Lopes refere eram conhecidas na década de 1980.

[As vendedeiras não deixam "roubar" o nabo, e não ralham apenas, dão também, e esta tem com que dar e, segundo informações que me deram já chegou bem a alguns estudantes que tentaram roubar o nabo. Este nabo é depois condimentado, ou não, com várias iguarias, sobretudo pimenta e piri-piri, pois o nabo é trincado pelos caloiros e quando o "Doutor" chegar à Portagem já tem que ter o nabo todo comido, pois dizem as lendas que quem chegar à Portagem sem o nabo comido ... jamais terminará o curso. Depois, de costas para o rio, atira-se a rama do nabo para o rio ao mesmo tempo que se pedem 3 desejos. Rui Lopes]
Foto enviada por Rui Lopes

relojes web gratis