quinta-feira, novembro 02, 2006


Cento e dezanove velas para soprar Posted by Picasa
Amanhã, 6ª feira, celebram-se jubilosamente os 119 anos da transformação da associção de estudantes da UC em Associação Académica de Coimbra (AAC), cujos primeiros estatutos foram oficialmente aprovados por ALVARÁ de 03 de Novembro de 1887.
Como leitura de apoio para uma incursão breve ao historial desta vetusta instituição, gostaríamos de aconselhar a obra de Artur Ribeiro, "Do associacionismo. Da Associação Académica de Coimbra e da Tomada da Bastilha", Coimbra, Edição da DGAAC, 2002.
Foram fundadores deste organismo destacadas figuras do meio estudantil que se distinguiram como activistas republicanos, futuros lentes da UC (António Luís Gomes, Guilherme Moreira), sócios da Orquestra do Teatro Académico e da nascente TAUC (Artur Pinto da Rocha).
Por vezes a AAC (associação de estudantes da UC) aparece confundida com a sua equipa de futebol, a Académica tout court, cuja fundação ocorreu em Janeiro de 1912, pese embora antecedida de práticas futebolísticas diletantes desde 1901 na Praça da República, terrenos do Parque Manuel Braga e Escola Agrária.
Tradicionalmente tem-se aceitado, em registo de consensualidade, o ano de 1887 como sendo a data da fundação da AAC. O autor da obra que vimos de propor, embora sem desenvolver a questão, inclina-se intuitivamente para um "início", em lugar de "fundação" (op. cit., p. 111), pois radica as origens da instituição na Academia Dramática (1837) e na Nova Academia Dramática e Teatro Académico (1838).
O assunto não está devidamente investigado mas pode considerar-se, sem ousar forçar a leitura, que a associação de estudantes da UC passou a existir em 1861, quando foi fundado o Clube Académico de Coimbra (Estatutos de 19/02/1862), logo instalado no mesmo edifício onde já funcionavam a Nova Academia Dramática e o Teatro Académico (Real Colégio de São Paulo-o-Apóstolo). E se alguma dúvida restava, esta logo se desvaneceu em 1866 com a fusão estatutária da Nova Academia Dramática com o Clube Académico de Coimbra (18 de Março de 1866).
O CAC, apesar de ter funcionado regularmente entre 1861 e 1887, nunca foi estudado. Não se lhe conhecem os programas, os presidentes, as disputas eleitorais, as greves, os sócios. Contudo, sabemos que reflectiu ao nível da sua direcção o rotativismo partidário monárquico nas décadas de 1860-1870-1880. Coube-lhe incrementar as celebrações do Centenário da Reforma Pombalina, do Tricentenário de Camões (1880-81), parte da campanha para a inauguração do monumento a Camões (o Leão de Camões) e a tentativa de criar em 1880 uma federação académica ibérica. Nesta causa se envolveu o regente do Orfeon, João Arroyo, que chegou a deslocar-se propositadamente a Espanha e no regresso a Coimbra foi muito mal compreendido pelos seus colegas nacionalistas.
O CAC estava mais próximo do figurino do associativismo masculino e cavalheiresco britânico, do que do modelo continental francês e republicano. Prosseguia fins ligados à filantropia, defesa dos interesses dos associados, projectos culturais, cívicos e desportivos (esgrima, ginástica, pesos). À medida que o ideário republicano se afirmou e conquistou adeptos no meio estudantil, o CAC passou a ser visto como um organismo "monárquico" ou pró-monárquico. Ou se reformava, ou se fazia extinguir.
O seu último Presidente (1885-1887) foi justamente um homem que conhecia bem os cantos à casa: o estudante de Direito, republicano e futuro lente da Faculdade de Direito, António Luís Gomes. O mesmo António Luís Gomes foi eleito primeiro Presidente do novo organismo, a AAC, entre 1887-1890. Viu morrer a Nova Academia Dramática (1887), o Clube Académico (1887), assistiu à demolição da sede que também continha o Teatro Académico (1888) e ergueu a jovem AAC.
A partir da sua "fundação" republicana, de 1887, a história da AAC passou a ser contada pelas vozes dos vencedores, como gesta antimonárquica. Ironia do destino, nos difíceis anos de 1890, quando o governo mandou encerrar a AAC, as estratégias de sobrevivência voltaram a passar pela nomenclatura Clube Académico de Coimbra. E a Académica (equipa de futebol), martirizada em 1974, adoptou até 1984 a designação de Clube Académico.
Longa vida à AAC, para cujo símbolo se voltam amanhã os que em diferentes tempos a ajudaram a fazer.
AMNunes

relojes web gratis