domingo, dezembro 03, 2006


História do Choro Posted by Picasa
O Choro ou Chorinho é um género musical surgido no Rio de Janeiro, Brasil, na 2ª metade do século XIX (desde meados da década de 1870). Os seus cultores são conhecidos por "chorões".
Para conhecer um pouco melhor as origens e evolução desta manifestação artística, remetemos para a obra de André DINIZ, "Almanaque do Choro", 2ª edição, Jorge Zahar Editor, 2003, ISBN 85-7110-698-3, com prefácio de Maurício Carrilho.
Sobre este livro Tom Cardoso escreveu as seguintes apreciações:

Almanaque do Choro
A história do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir
Em sintonia com a atual – e merecida – valorização do choro, a Jorge Zahar Editor lança o Almanaque do Choro, um guia completo sobre o gênero musical que Heitor Villa-Lobos afirmava ser a “alma musical do povo brasileiro”. É uma introdução ao universo do choro, desde sua origem e passando pelos quase 150 anos de história, em uma linguagem clara mesmo para quem desconhece música. Além de apresentar os principais músicos, compositores e instrumentos do gênero, esse livro traz:
-pequena cronologia do choro
-cerca de 80 fotografias e ilustrações
-depoimentos de músicos
-como adquirir CDs e livros sobre o gênero
-dicas de onde se pode ouvir choro em todo o Brasil
“Embora o choro tenha sido tema de excelentes trabalhos realizados por renomados pesquisadores, o mercado sempre careceu de uma publicação que servisse como guia para os neófitos. Para suprir essa falta o André escreveu este Almanaque do Choro, e acertou em cheio.” Do prefácio de Maurício Carrilho, violonista e compositor: “A melhor introdução contemporânea para se entender um pouco da história do mais importante gênero instrumental brasileiro.”
Luís Nassif, bandolinista e jornalista da Folha de S.Paulo: “Pode ser apreciado tanto por neófitos como por entendidos. (...) Diniz abre, a cada capítulo, um espaço para falar da modinha, do maxixe, do surgimento do long-play, da bossa nova, do forró, da gafieira. Daí o grande mérito do livro. O autor não faz uma defesa apaixonada do gênero, colocando-o acima de outros ritmos, mas deixa que o choro imponha sua importância naturalmente" (Tom Cardoso, "Valor Econômico").
Fonte: "Jorge Zahar Editor", www.zahar.com.br/
Leituras de apoio:
-"História do Chorinho": www.chorinhonet.hpg.ig.com.br/
-Choro": pt.wikipedia.org/
AMNunes

relojes web gratis