sábado, janeiro 20, 2007

Doutor Ruy de Albuquerque (1933-2007)


Na morte de um Grande Mestre de Ciências Histórico-Jurídicas

Na sequência de doença que os jornais costumam adjectivar como «prolongada», mas que no seu caso o não chegou a ser, morreu ontem à tarde o Doutor Ruy Manuel Côrte-Real de Albuquerque, eminente historiador do Direito, lente jubilado da FD/UL. Muito admirado na Escola homóloga da UC, o Doutor Ruy de Albuquerque participou, nos últimos cerca de 20 anos, em todos os júris de provas públicas e de concurso dos actuais lentes de do Grupo de Ciências Histórico-Jurídicas da Faculdade coimbrã. O Conselho Científico da FD/UC reuniu assim ontem mesmo às 21.00 h., tendo aprovado um voto de pesar e deliberado a representação da escola no funeral, amanhã pelas 14.30 h., dos Jerónimos para o Cemitério dos Prazeres.
O Mestre ora desaparecido era neto do Dr. Alexandre de Albuquerque, figura destacada da Academia Coimbrã em finais do séc. XIX (alguma atenção lhe foi aqui dedicada em «posts» do Dr. António M. M. Nunes e de mim próprio em Novembro último); filho do Doutor Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque (1898-1975), formado em Histórico-Geográficas (1921) e em Direito (1922) pela UC e ulterior lente de História da FL/UL; e irmão do Doutor Martim Eduardo Côrte-Real de Albuquerque, historiador do Direito e das Ideias Políticas, também lente jubilado da FD/UL. Entre os seus filhos, mais um lente da FD/UL (Direito Civil): o Doutor Pedro Côrte-Real de Albuquerque (dr. em 2003).
Proximamente voltarei com mais demora a esta figura notável que agora nos deixa.
Legenda da foto: Vaticano, 2003 - Ruy de Albuquerque entrega a João Paulo II a medalha de ouro, símbolo do Prémio Pro Iustitia, atribuído ao Sumo Pontífice pela Fundação Direito e Justiça, Instituição ligada à Fac. Direito / UL; ao fundo, ao centro, um lente de Ciências ao tempo Vice-Reitor da UL.
Fontes: os Doutores António Pedro Barbas-Homem e Eduardo Vera-Cruz Pinto, lentes da FD/UL, sendo o segundo Vice-Presidente do CD; veja-se também: www.fd.ul.pt/; www.barvelho.blogspot.com/.
Armando Luís de Carvalho HOMEM

relojes web gratis