quinta-feira, janeiro 25, 2007



Esqueleto da cúpula da antiga Faculdade de Letras

Rara e magnífica fotografia de ca. 1930, mostrando o esqueleto da cúpula da Faculdade de Letras, em processo de assentamento sobre o grande vão que hoje é a Sala de Leitura da Biblioteca Geral da UC.

O antigo edifíco da Faculdade de Letras, ou Peneira, sito nos espaços ocupados pela actual Biblioteca Geral (Arqt. Alberto Pessoa, 1950-1956), começou por ser o Novo Teatro e AAC, projecto delineado pelo arquitecto italiano Nicolau Bigaglia nos alvores do século XX.

O edifício do Teatro Académico/AAC chegou a estar em construção entre 1907-1912, com paragens e exasperantes avanços. Em 1912 o Governo da República decidiu entregar o quarteirão à nóvel Faculdade de Letras (fundada em 1911), que se achava provisoriamente instalada no Colégio de São Pedro.

Definitivamente afastado o projecto Teatro/AAC, o arquitecto Augusto de Carvalho da Silva Pinto foi contratado para elaborar a memória do edifício destinado à Faculdade de Letras, cuja construção se arrastou de 1913 a 1932. De acordo com a tradição oral, Silva Pinto praticamente não teria mexido no grande vão central que hoje se mantém como Sala de Leitura da Biblioteca Geral. Destinou-o a Museu da Faculdade de Letras, dando continuidade à grande caixa do Teatro Académico que já vinha do projecto Bigaglia. Vozes há que vão mais longe, pretendendo que Bigaglia tinha respeitado a antiga caixa do Teatro Académico demolido em 1888. Respeito palmo a palmo, não direi. Agora que o vão da Sala de Leitura da BGU tem a configuração do antigo claustro do Teatro Académico, lá isso tem...

O novo edifício da Faculdade de Letras foi estreada em 22/11/1951, enquanto que a "velha" Peneira, após transformação em BGUC, teve galas inaugurais em 19/05/1956.

Fonte: para a cronologia e contextualização, as obras de António José Soares e Nuno Rosmaninho Rolo são imprescindíveis; para a fotografia, veja-se o site do Instituto de Língua e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da UC/"Histórico", http://www.uc/pt/illp/.

AMNunes

relojes web gratis