sexta-feira, janeiro 05, 2007



Tons (1)
A edição do FADO DAS PENAS (solfa+memória), em 19 de Novembro de 2006, suscitou algumas interrogações no que toca ao fundamento do "esquema do acompanhamento" habitualmente utilizado nas nossas recolhas.
Trata-se de um dispositivo muito básico, conforme se constatou, contudo eficaz do ponto de vista da acessibilidade, com longa tradição em Portugal.
No caso de Coimbra, embora prevaleça a ideia de que os cantores interpretam as composições de memória, sabe-se que não raro os vocalistas recorriam a caderninhos onde colocavam à frente do títulos, ou sobre os versos, os tons (recorde-se a edição, neste blog, de um lote de letras habitualmente cantadas por Lucas Junot).
Estes esquemas são ainda muito utilizados por instrumentistas ligados a grupos folclóricos, animadores de retiros e acampamentos de escuteiros, convívios informais de soldados, encontros de jovens católicos, tunas académicas, tunas rurais e escolas de iniciação juvenil de viola.
Confirma as nossas palavras o "Método Instantâneo de Viola" (Tons I, II, III, IV e V), da autoria do prolixo músico activo em Lisboa, João Vitória, que nas décadas de 1930-40 se vendia na casa Olímpio Medina, Coimbra, e em lojas de música de outras cidades portuguesas. Compositor, recolector, manualista, João Vitória foi um músico profissional com larga audição em todo o Portugal rural e urbano. Pode ser considerado o Eurico Cebolo dos anos 30 e 40 do século XX. Além do método de viola, Vitória fez sair manuais para guitarra de fado, bandolim, flauta, saxofone, violino, etc. Comercializou um número impressionante de solfas de melodias portuguesas e estrangeiras, prontamente acolhidas por tunas rurais, filarmónicas, orquestras ligeiras, directores de grupos folclóricos e animadores espontâneos de grupos paroquiais de teatro. Por exemplo, no estudo que conseguimos fazer do espólio de Manuel Eliseu, pudémos constatar que este harmonizador utilizou frequentemente na sua orquestra, activa em Coimbra, solfas dos cancioneiros de João Vitória (ex: "Feixe de Melodias. 10ª Meia Dúzia de Músicas para Bandolim ou Violino com indicação dos tons de viola ou violão e os versos intercalados, por 1$00 [Dez tostões], Nova Edição, Catálogo Especificativo das Músicas de João Vitória, Lisboa, sem data). Deste mesmo tipo são as populares brochuras editadas nas décadas de 1990-2000 pelo músico residente em São João da Madeira Manuel Pereira Rezende (inúmeros cadernos "Melodias de Sempre", alguns com temas de Coimbra), com sucessivas reedições, à venda em Coimbra, Lisboa e Porto.
Imagem: documentos de José Anjos de Carvalho
AMNunes

relojes web gratis