domingo, março 04, 2007


Costumes Académicos
Trajos académicos adoptados ao longo do século XIX nas universidades norte-americanas John Hopkins, Princeton, California, Columbia, Minnesota, Yale, Pensylvania, Chicago e Western Reserv University. Após terem procedido à nacionalização dos trajos académicos oriundos da Grã-Bretanha, as universidades dos EUA fizeram projectar derivados destes modelos nos seus liceus e em diversas universidades da América-Latina e Japão.
Na Europa, a fundação de institutos superiores e de universidades de ambição internacional a partir da década de 1970 potenciou uma autêntica corrida a trajos inventados a partir da matriz britânica e/ou norte-americana. Estão neste caso o Instituto Universitário de Florença (invenção inspirada na Grã-Bretanha) e escolas superiores germânicas recentes. Por seu turno, a influência cultural da Grã-Bretanha faz-se sentir nos trajos académicos das universidades da África do Sul, Austrália e Canadá.
"Academic Robes from United States" foi originariamente publicada na obra "New International Encyclopaedia", New York, 1902-1903.
Fonte: colecção de gravuras da New York Public Library, http://digitalgalery.nypl.org/.
AMNunes

relojes web gratis