Ricardo Anastácio com a Viola Tropeira, aqui integrado numa Folia do Divino Espírito Santo (SESC Interlagos, sem data).
=§=
No dia 30 de Junho de 2006 fizémos inserir no Blog GuitarradeCoimbra uma pequena notícia sobre violas de arame tradicionalizadas no Brasil, colocando em destaque a actividade desenvolvida pelo tocador e ensinante Ricardo Anastácio.
Também se adiantava nessa breve informação que José Alberto Sardinha, na obra monográfica VIOLA CAMPANIÇA. O OUTRO ALENTEJO, Vila Verde, Tradisom, 2001, Capítulo VI, pp. 79-85, reportara importantes dados que pela primeira vez vieram permitir comparar as violas tradicionais portuguesas de cordas de arame duplas e triplas com as suas irmãs brasileiras.
Ricardo Anastácio responde amavelmente, em correio de 27 de Março de 2007, a uma nossa mensagem. A prospectos de espectáculos e recortes de jornais, junta três discos de oferta. Aqui fica a nossa palavra de agradecimento. Além do disco aqui divulgado, onde constam 23 composiçoes de Ricardo Anastácio, quase todas incidindo em instrumentais ponteados, faremos chegar os outros dois a José Moças e a José Alberto Sardinha, em cujas mãos, por certo, conhecerão a melhor divulgação.
Contactos e informações:
-"Viola Tropeira",
AMNunes
<< Home