quarta-feira, maio 23, 2007















































Este Sábado e Domingo, dias 19 e 20 de Maio (este texto foi-me enviado antes desta data), será o MILENÁRIO DA RELAL REPÚBLICA PALÁCIO DA LOUCURA, que embora já existisse nos anos 30, foi objecto de uma refundação em 1947, então a primeira geração em 1947 contava nomes (alguns que iriam ser famosos): Augusto Camacho Vieira, Camilo Araújo Correia, João Araújo Correia, Fernando Quintela, e o ainda desconhecido poeta Herberto Helder que, como caloiro, ficou como fiador.
Tossan, pintou o quadro mais famoso dedicado à República: A Ceia dos Loucos, que a Brigada Vitor Jara adoptou num dos seus recentes quadros. Outras gerações se seguiram: Louzã Henriques, o Professor Doutor José Vitória (meu amigo e conterrâneo), o Vítor Miragaia, o Celso Cruzeiro, o Daniel Proença de Carvalho, o Paulo Vaz de Carvalho, o Francisco Sardo, o Flávio Sardo, o Prof. Doutor José Luís Pio Abreu , Camilo Araújo Correia e tantos, tantos outros nomes que a lista seria interminável ...
Já está confirmada a presença de várias pessoas: eu (como frequentador assíduo da República), o Dr. Augusto Camacho Vieira, o Dr. Celso Cruzeiro, o Dr. Vítor Miragaia, o Doutor José Vitória, e faltam ainda algumas confirmações!

As festividades começarão no sábado à noite com o jantar das Gerações na "Mastaba Caveaux", uma das "províncias" da República Palácio da Loucura e no domingo continuarão as festividades, pois este ano é milenário, são 60 anos, mas como viver um ano numa república equivale a 100 anos de vida serão 6000 anos de vida.

Quem quiser saber mais desta república, leia a tese de Mestrado da Mestre Teresa Carreiro (que também deverá estar presente) "Viver numa República de Estudantes de Coimbra: Real República Palácio da Loucura", editado pela Campo das Letras (parêntesis para os abrantinos para quem vai a mensagem - o Livro existe na Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes).

Termino esta mensagem afirmando que vão ser dois dias de grande festa, tanto que me despeço com o grito de guerra do Palácio da Loucura:

ÉÉÉÉ PALÁ-CIO LOU-KU-RA (3 vezes)
PONTAPÉÉÉÉ NU KU-RA (3 vezes)
XIÇA PENICO (3 vezes)

Vivam os Loucos (os habitantes desta república têm esta designação).

Hoje é noite de festa na Real República Palácio da Loucura!!!!!! É o sexto milenário .... O Dr. Camacho Vieira Cantará, o Doutor Pio Abreu e o Dr. Louzã Henriques, tomarão conta de casos psiquiátricos que possam ocorrer, o Doutor José Vitória fará mais um dos seus brilhantes discursos (se entretanto for), o Dr. Paulo Vaz de Carvalho (Paulinho da viola ... como é conhecido na República) lá contará as suas andanças pela música, o Dr. Celso Cruzeiro, o Dr. Vítor Miragaia, o Dr. Francisco Sardo e o Dr. Flávio Sardo lá contarão as peripécias da sua época e, talvez ainda venham mais que ainda não sabiam se vinham! Lá estará o caloiro da casa a fazer o seu discurso (se por acaso souber dizer alguma coisa ... o do ano passado dizia que era um caloiro especialista - não sabia bem especialista em quê - só dizia que queria passar muitos e bons anos no Palácio ...) sem esquecer o na altura caloiro "Spich", de Chaves que é um autêntico perigo com a bandeja dos cafés ... o ano passado, quando servia os cafés deixou caír a bandeja, entornando cerca de 30 cafés que me atingiram a mim parcialmente e a Dr. ª Teresa Carreiro, se esquecer que outros antigos repúblicos no meio dos discursos batiam no copo de vinho e entornavam (geralmente atingiam alguém), ou até mesmo na tigela da sopa ... Depois faço-vos o relato e envio as fotos de um dos momentos mais marcantesz de uma república!
As fotos são muitas. Resolvi fazer uma seleção. Foram 6000 anos de vida (6 º milenário) que a Real República Palácio Loucura contou. Outro fotógrafo mais "profissional" tirou mais e disse que as enviaria, tal como filmou os discursos (enviarei posteriormente). Veio gente de todo o país, antigos e actuais repúblicos de várias gerações, os amigos da república, os convidados! Foi festa grande!

Legendas ( que não estão ordenadas):

Começámos por chegar ao Palácio: Uma filha de antigo Repúblico, Louzã Henriques, Teresa Carreiro e eu à porta do Palácio.

Um das mais conhecidas salas do Palácio, a sala de Jantar, que tem o quadro "A Ceia dos Loucos" da autoria de Tossan.
Setas indicam alguns institutos da República

Nomes de antigos Repúblicos vão ficando. Lá está para a eternidade o nome do Prof. Dr. José Vitória (Abrantino), entre muitos outros.

Até se encontram conterrâneos abrantinos, Batata aplica-se a tirar cerveja.

Ida aos "Jardins Suspensos" do Palácio da Loucura. Reconhece-se eu, Dr. Zagalo, Dr. Batata (Abrantino), e mais ao fundo o Dr. Vítor Miragaia.

Antes do Jantar das gerações a malta entretem-se um pouco na conversa, Reconhece-se o Dr. Zagalo e o Dr. Celso Cruzeiro.

Um poema excepcional na parede do Palácio

A malta vai-se sentando para o jantar: Louzã Henrique e Paulo Sucena (que foi convidado para vir à festa)

Continuando à espera do Jantar que será servido por caloiros: eu, Dr. Camacho Vieira, Dr. Paulo Sucena e Dr. Louzã Henriques.

Chegou a hora do jantar: Reconhece-se o Prof. Dr. José Luís Pio Abreu.

A outra ponta da mesa no jantar, com o Dr. Borgrd de gravata branca, Este jurista, na República é "Caloiro Eterno" é o caloiro borges.

Chegou a vez dos discursos, dirigente máximo de todos, o Dirigente Máximo do Palácio vai intervir ... é o Licínio ...

Aqui os caloiros têm palavra. o caloiro João discursou, mas não sabia nada sobre o assunto que discursou, enfim, caloiro ...

Ricardo Discursou, Qualquer semelhança entre o Ricardo e o pianista da Brigada Vítor Jara ou que já tenha acompanhado alguns concertos do Vitorino é pura coincidência ...

Teresa Carreiro Discursou

Dr. Camacho Vieira a Discursar, talvez o discurso mais esperado da noite, contou-nos sobre uma visita de umas Brasileiras à Repúca quando ele era palaciano (anos 40/50) e que o mandaram fazer um discurso, que ficou conhecido como "Discurso Louco" (até hoje ninguém sabia disto) ... mas o Dr. Camacho Vieira lá fez o "Discurso Louco" que, era mesmo um discurso louco, pois era só loucura naquela discurso feito na ocasião para as Brasileiras ...

Prof. Dr. José Luís Pio Abreu vaz uso da palavra

Dr. Louzã Henriques deu-nos mais uma das suas lições ...

Terminou a festa com o bolo, cantar os parabéns ao Palácio, etc ...

Rui Lopes

relojes web gratis