terça-feira, maio 08, 2007

Jorge de Morais (Xabregas)

Faz hoje 99 anos que nasceu Jorge de Morais (Xabregas). Foi meu colega no Liceu Passos Manuel, no meu segundo ano de trabalho, leccionando também Ciências Físico-Químicas. Penso que depois disso só trabalhou mais um ano, tendo ido para a reforma. Foi muito interessante conviver com tão ilustre cultor da Canção de Coimbra. Mais tarde, já a gozar a merecida reforma, em Oeiras, ensinou-me a versão exacta do seu famoso Lá menor, que acabei por gravar num LP com a voz de Frederico Vinagre, tendo Durval Moreirinhas na viola e o meu filho António Sérgio (Sérgio Azevedo) numa segunda guitarra.
Nesta foto aparece de pé, à esquerda, com David Leandro e José Niza nas guitarras. A seu lado, também de pé, estão Sutil Roque, José Afonso(?), Alexandre Herculano(?) e Carlos Figueiredo. Jorge de Morais morreu a 22 de Setembro de 2004.
De António M. Nunes recebi o e-mail que se segue e que muito agradeço:
Caro Octávio, na foto do Xabregas, colocada no dia 08 do corrente, trata-se da digressão da TAUC a Angola em 1958. José afonso integrou o grupo de José Niza/David Leandro (gg) e Levy Baptista/Sousa Rafael (vv). Xabregas e Figueiredo, então domiciliados em Nova Lisboa, estão assinalados correctamente. Alexandre Herculano, esse não terá seguido na comitiva...
Um abraço, AMNunes

relojes web gratis