sexta-feira, maio 13, 2005

Biografia de António José Moreira

António José Moreira nasceu em Coimbra, em 16 de Junho de 1967, e licenciou-se em Física, pela Universidade de Coimbra em 1993.
Com 6 anos iniciou a aprendizagem da guitarra tendo Jorge Gomes como seu Mestre. Passa por duas escolas ACM e Chiado e toca pela primeira vez na Sé Velha, em Maio de 1979, com 11 anos, na serenata integrada no IIº Seminário de Fado de Coimbra.
Em 29 de Maio de 1982, no Palácio de São Marcos, com 14 anos, integra pela primeira vez, o Grupo Académico de Fados e Canções de Coimbra, no qual se manterá como primeiro guitarra até 1990, com o qual grava um disco de originais, intitulado Canções d´Aqui (1989) colaborando, igualmente, no disco Baladas da Despedida - Anos 80 (1990).
No ano de 1988, funda o Grupo Capas Negras.
É a partir desta fase que volta a compor e gravar temas inéditos, participando assim em três CDs com os Capas Negras.
É convidado com frequência para acompanhar o Grupo dos Antigos Orfeonistas de Coimbra em várias deslocações ao estrangeiro.
Grava pelos Capas Negras inúmeros programas de televisão para estações nacionais e estrangeiras.Tem uma forma única de tocar guitarra de Coimbra, dada a sua espontaneidade e genialidade.
É por muitos considerado um dos melhores guitarristas de Coimbra de todos os tempos.

relojes web gratis