quarta-feira, maio 04, 2005

Tertúlia Coimbrã de Miratejo

Historial
(Texto retirado do caderno que acompanha o CD “Tertúlia Coimbrã de Miratejo”)

Foi em 1993 que um grupo de entusiastas pela canção de Coimbra, moradores na margem Sul do Tejo, junto à baía do Seixal, fundou um núcleo dedicado a este modo de expressão artística. António da Silva Vieira, ligado à dinamização cultural, João Proença Adão, antigo estudante de Coimbra, Romeu Pires, guitarrista desde os tempos de liceu em Castelo Branco, José Carita e Rui de Sá Sequeira professores de educação musical, e Nuno Correia, os três últimos, membros de grupos de música tradicional portuguesa, foram os fundadores. A 4 de Dezembro desse mesmo ano, o grupo com o nome de Tertúlia Coimbrã de Miratejo efectuou a sua primeira serenata no Centro Comercial de Miratejo. Desde aí outros cantores e instrumentistas foram aderindo a este projecto artístico que se tornou conhecido através de participação em programas de animação cultural organizados por diversos municípios entre os quais os de Seixal e Almada. Para além da sua presença no Forum Cultural destes concelhos, esta Tertúlia tem actuado em várias regiões do país a convite de autarquias e associações culturais e participado em serenatas académicas, nomeadamente nas Universidades Lusíada e Moderna.
A riqueza poética e musical dos fados e baladas de Coimbra e o gosto que os elementosda Tertúlia têm por este repertório e pela sua interpretação, levou-a a permanecer activa com um trabalho regular desde a sua formação até ao presente. Este CD é consequência natural dessa actividade.
A criação recente da Tertúlia Coimbrã – Associação Cultural de Miratejo e este 1º trabalho discográfico editado com o apoio da Aldeia da Música Oficina Pedagógica de Expressões Artísticas e do C. L. D. M. – Conselho Local para o Desenvolvimento de Miratejo, são resultados do esforço na preservação do património cultural português.

relojes web gratis