Curriculum vitæ de José Paulo
1 – PERCURSO PROFISSIONAL
José Augusto Sobral dos Santos Paulo, nascido em 25/04/60, natural de Nova Freixo, Moçambique, portador do Bilhete de Identidade nº 7310476 de 04/08/92 do Arquivo de Identificação de Coimbra, concluiu o Curso Geral de Construção na Escola Avelar Brotero de Coimbra, no ano de 1987.
José Augusto Sobral dos Santos Paulo, nascido em 25/04/60, natural de Nova Freixo, Moçambique, portador do Bilhete de Identidade nº 7310476 de 04/08/92 do Arquivo de Identificação de Coimbra, concluiu o Curso Geral de Construção na Escola Avelar Brotero de Coimbra, no ano de 1987.
Possui as seguintes habilitações musicais:
História da Música e Acústica pelo Conservatório de Música de Coimbra;
Educação Musical e Composição pelo Conservatório de Música de Vila Nova de Gaia, tendo nesta mesma Escola completado o Curso Geral de Canto, no ano de 1985/86, com a classificação de 18 (dezoito) valores.
Presentemente é aluno do 2º ano do Curso de Música Ensino de (Área específica Canto) na Universidade de Aveiro.
De 1988 1995 leccionou a disciplina de Canto Concerto na Escola de Música de S. Teotónio, em Coimbra.
De 1995 a 1998 leccionou no 2º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Educativo de Lordemão, em Coimbra.
Actualmente é docente na Academia de Música e Tecnologia de Coimbra, leccionando Guitarra Clássica e Canto Concerto.
2 – FORMAÇÃO RECEBIDA
Frequentou e concluiu o Curso Livre de Guitarra Clássica no Conservatório Regional de Coimbra, de 1977 a 1981.
Frequentou e concluiu o Curso Livre de Canto Concerto, na Universidade de Aveiro, tendo como orientadores a soprano Isabel Maia e o barítono Oliveira Lopes (1993).
3- OUTRAS ACTIVIDADES
Presentemente é aluno do 2º ano do Curso de Música Ensino de (Área específica Canto) na Universidade de Aveiro.
De 1988 1995 leccionou a disciplina de Canto Concerto na Escola de Música de S. Teotónio, em Coimbra.
De 1995 a 1998 leccionou no 2º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Educativo de Lordemão, em Coimbra.
Actualmente é docente na Academia de Música e Tecnologia de Coimbra, leccionando Guitarra Clássica e Canto Concerto.
2 – FORMAÇÃO RECEBIDA
Frequentou e concluiu o Curso Livre de Guitarra Clássica no Conservatório Regional de Coimbra, de 1977 a 1981.
Frequentou e concluiu o Curso Livre de Canto Concerto, na Universidade de Aveiro, tendo como orientadores a soprano Isabel Maia e o barítono Oliveira Lopes (1993).
3- OUTRAS ACTIVIDADES
3.1 MUSICAIS
- Solista do Coro de Câmara do Conservatório Regional de Coimbra (1977/80).
-Membro co-fundador da Academia Monteverdi de Coimbra(1985). Como solista, destacam-se os principais concertos: Teatro Garcia de Resende (Évora); Museu Machado de Castro (Coimbra); Conservatório de V. Nova de Gaia; Museu Santos Rocha (Figueira da Foz); Casa da Cultura (Coimbra); Hospitais da Universidade de Coimbra e Casino Peninsular da Figueira da Foz.
- Preparador vocal dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra (1987).
- Regente da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (1990/91)
- Membro da Tertúlia do Fado de Coimbra, sendo instrumentista e cantor.
3.1.1 GUITARRA PORTUGUESA
Como solista de guitarra portuguesa, iniciou os seus estudos com o Dr. Jorge Gomes, no ACM (Coimbra). Em 1982 integrou a Tertúlia do Fado de Coimbra, sendo, desde essa data até à presente, instrumentista solista, acompanhador e ainda responsável por grande parte dos arranjos musicais deste grupo.
- Integrando a Tertúlia do Fado de Coimbra, como solista e acompanhador, efectuou espectáculos em diversas partes do mundo, destacando-se os seguintes:
À Descoberta de Portugal;(1982) Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (Macau, 1982); Recepção aos Reis da Bélgica (Bussaco, 1984); Programa 1,2,3 (RTP, 1986); Vamos Ajudar Timor (Teatro Nacional de S. Carlos, 1988); Participação num filme japonês de divulgação turística (1991); diversos no Brasil, nomeadamente na Casa de Portugal de S. Paulo, Rio de Janeiro, Piracicaba, São Carlos, Campinas, Santos, Salvador da Bahia, Belo Horizonte (1983, 1985, 1987, 1990, 1995); Concertos em Instituições Comunitárias Europeias (Estrasburgo, Luxemburgo e Bruxelas, 1987); Concerto no Hong-Kong Center for The Performing Arts (1987); Centenário de Fernando Pessoa, Bruxelas, (1988); Participação no filme francês “Le Fado”(1988); Concertos no Canadá (Winnipeg e Toronto, 1990, 1992); Homenagem a João de Deus (Coimbra, 1992); Homenagem Póstuma a Flávio Rodrigues (Coimbra, 1993).
- Enquanto membro deste grupo é Sócio Honorário do Elos Clube Internacional (para a divulgação da Língua e Cultura Portuguesa), título outorgado em Belo Horizonte, Brasil, 1990.
- Como solista tem efectuado ainda espectáculos com os Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, nomeadamente no Canadá, África do Sul, USA, Austrália e países da Europa, tendo sido colaborador, durante 10 anos, com os Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra.
- Deve destacar-se o espectáculo no Teatro de Gil Vicente (1987)“A guitarra portuguesa – de Carlos de Seixas a Carlos Paredes” organizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra, com transcrição de peças de cravo do mestre coimbrão para guitarra portuguesa. Uma combinação de guitarra clássica, guitarra portuguesa, piano e clarinete.
- Em S. Paulo (Brasil) contactou com o prof. e concertista Manuel Marques que fundou e dirige a mais prestigiada escola de guitarra portuguesa dessa cidade.
- Contactou com o virtuoso Carlos Paredes que lhe sugeriu algumas directrizes para a realização de um Manual de Guitarra Portuguesa.
- Dito Manual, estando em vias de concretização (numa hora em que a guitarra portuguesa vê a sua oficialização a nível do Ensino Público), contém um capítulo preenchido com estudos, valsas e outras peças do maestro conimbricense João Anjo que dedicou o referido livro a José Santos Paulo, com o qual sempre manteve grandes afinidades musicais.
- Tem efectuado transcrições várias de diversos autores eruditos passados e presentes, com o objectivo, entre outros, de demonstrar as capacidades polifónicas do instrumento.
- Recentemente tem feito orquestrações (algumas já interpretadas pelos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra), tendo a guitarra portuguesa como solista.
3.2 DISCOGRÁFICAS
- Participação como instrumentista-solista e cantor nos seguintes CDs:
- Enquanto membro deste grupo é Sócio Honorário do Elos Clube Internacional (para a divulgação da Língua e Cultura Portuguesa), título outorgado em Belo Horizonte, Brasil, 1990.
- Como solista tem efectuado ainda espectáculos com os Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, nomeadamente no Canadá, África do Sul, USA, Austrália e países da Europa, tendo sido colaborador, durante 10 anos, com os Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra.
- Deve destacar-se o espectáculo no Teatro de Gil Vicente (1987)“A guitarra portuguesa – de Carlos de Seixas a Carlos Paredes” organizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra, com transcrição de peças de cravo do mestre coimbrão para guitarra portuguesa. Uma combinação de guitarra clássica, guitarra portuguesa, piano e clarinete.
- Em S. Paulo (Brasil) contactou com o prof. e concertista Manuel Marques que fundou e dirige a mais prestigiada escola de guitarra portuguesa dessa cidade.
- Contactou com o virtuoso Carlos Paredes que lhe sugeriu algumas directrizes para a realização de um Manual de Guitarra Portuguesa.
- Dito Manual, estando em vias de concretização (numa hora em que a guitarra portuguesa vê a sua oficialização a nível do Ensino Público), contém um capítulo preenchido com estudos, valsas e outras peças do maestro conimbricense João Anjo que dedicou o referido livro a José Santos Paulo, com o qual sempre manteve grandes afinidades musicais.
- Tem efectuado transcrições várias de diversos autores eruditos passados e presentes, com o objectivo, entre outros, de demonstrar as capacidades polifónicas do instrumento.
- Recentemente tem feito orquestrações (algumas já interpretadas pelos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra), tendo a guitarra portuguesa como solista.
3.2 DISCOGRÁFICAS
- Participação como instrumentista-solista e cantor nos seguintes CDs:
Missa Solene (F. Hermano da Câmara), 1994;
Amanhecer em Coimbra, 1994;
Relíquias do Fado de Coimbra, 1995;
Tempos Idos, (1995).
3.3. COLABORAÇÕES
Em cerimónias religiosas e acontecimentos culturais tem participado como cantor solista, sendo acompanhado com piano ou pequena orquestra, como, por exemplo, na apresentação de “Poemas do Arquétipo”, livro inaugural da Colecção Ponte (Poesia) de Eduardo Aroso, no Museu Municipal da Figueira da Foz (1990) e de “Portagens no Vento” (Col. De Poesia Minerva) de Mouro Serpa (Casa da Cultura, Coimbra, 1994).
3.3. COLABORAÇÕES
Em cerimónias religiosas e acontecimentos culturais tem participado como cantor solista, sendo acompanhado com piano ou pequena orquestra, como, por exemplo, na apresentação de “Poemas do Arquétipo”, livro inaugural da Colecção Ponte (Poesia) de Eduardo Aroso, no Museu Municipal da Figueira da Foz (1990) e de “Portagens no Vento” (Col. De Poesia Minerva) de Mouro Serpa (Casa da Cultura, Coimbra, 1994).
<< Home