Capa do CD “Verdes Anos”, da etiqueta Public-Art, saído em 2001. Disco com temas clássicos e quatro inéditos elaborados por elementos do grupo. Destaco a peça “1ª Afinação”, de Gonçalo Mendes, pela sua beleza, em conjunto com uma boa interpretação dos instrumentos. Em todo o disco se nota já uma grande maturidade dos seus intérpretes. Ouvem-se todas as peças com muito agrado.
Segue-se o texto tirado do caderno que integra o CD.
“Finalmente constituído em meados de 1996, o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra “Verdes Anos”, resulta de um envolvimento cultural e académico marcante de cada um dos seus membros nas várias facetas ambientais de Coimbra. Todos são ou foram estudantes em Coimbra, tendo integrado activamente organismos como o Orfeon Académico da Universidade de Coimbra, a Tuna Académica da Universidade de Coimbra e a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. Implicação directa deste facto é, ao longo dos anos, uma crescente responsabilização pela situação cultural de Coimbra no que diz respeito ao Fado.
Os “Verdes Anos” contam já com inúmeras participações em eventos culturais de toda a espécie por todo o país e ilhas (entre os quais na EXPO 98, RTP, Estações de rádio, Câmaras Municipais, Homenagens a personalidades ligadas à música de Coimbra, etc..) e estrangeiro (destacando-se as deslocações a Itália e Macau em representação da cidade de Coimbra em 1998, Alemanha e Japão em 1999). Desta forma o grupo assume-se como divulgador desta forma de arte que nos é tão querida, o Fado de Coimbra.”
<< Home