CD “Gerações” do Grupo Guitarras do Mondego. Disco que engloba vários temas clássicos, alguns com roupagens modernas, na linha de Paulo Soares. Sobressaem as três composições de Pedro Manso e uma de Pedro Gama, com uma música à procura de novos caminhos, o que é muito de louvar. As gerações futuras têm aqui uma palavra a dizer! Todo o conteúdo se ouve com muito agrado.
A apresentação do disco está muito sugestiva, com bom “design”, com as letras das canções e várias fotos dos intervenientes.
Inclui um pequeno vídeo do final da Serenata Monumental da Queima das Fitas de 2002, com a Balada de Coimbra e o grito académico da praxe. Esvoaçam fitas com as cores das diversas faculdades! Um espectáculo digno de se ver.
Vou transcrever o que se encontra escrito no caderno do CD.
"Foi com a incidência de quem abraça uma vida nova e prepara os passos que conduzem a um futuro sonhado mas desconhecido, que de repente nos vemos mergulhados no mundo vasto e enriquecedor da Canção de Coimbra. Ela soube abarcar as mais diversas formas – Fados, Trovas, Baladas e Variações na guitarra portuguesa – mantendo uma sonoridade característica; guardou o respeito pela tradição e suas raízes históricas conservando, todavia, o espírito criador que exprime as vivências do seu tempo.
Eis o nosso propósito: embalados pelas mensagens e sensações que esta canção nos empresta, ousamos deixar o nosso testemunho sentindo que, deste modo, a nossa condição de seres sensíveis que crescem a cada estímulo e emoção faz sentido.
As gerações vêm e vão, mas permanecem no verdadeiro significado de cada nota e cada palavra, frutos da cumplicidade que só os mais ternos e fieis amantes alcançam, criando-se assim os elos desta forte e interminável corrente que é a Canção de Coimbra."
<< Home