terça-feira, julho 26, 2005


Sobrinho de Lucas Junot doou à autarquia discos com fados de Coimbra. (Notícia do Diário de Coimbra de hoje). O estudante de que se fala no texto, é Rui Lopes, que me enviou o seguinte esclarecimento:
"O intermediário disto tudo fui eu. Quando estava a investigar sobre o Lucas Junot, entrei em contacto com o Professor Manuel Marques e foi o Padre Arménio Nogueira que me respondeu, a dizer que o pai tinha conhecido a viúva do Lucas Junot. Quando o pai do Padre morreu, ele mandou-me um mail em que pedia uma instituição a quem doar os discos, onde as pessoas os pudessem ouvir. Dirigi-me à Câmara, depois, troquei sempre os mails com o padre e reenviei-os para o Dr. Jorge Cravo até que os discos hoje chegaram.
- Eu apenas fui intermediário, pois foi a mim que o Sr. Padre Arménio Nogueira contactou, a referir que possuia os discos e pretendia fazer uma doação e foi comigo que trocou mails;
- O papel da Câmara de Coimbra e do Sr. Presidente também foi importante, nomeadamente nos contactos com o Consulado em S. Paulo.
- Foi com o esforço de todos nós em conjunto que possibilitou a vinda dos discos;
Há alguns erros na notícia do jornal:
- O Padre não é familiar do Lucas Junot. A colecção era do pai do Padre que faleceu recentemente e não do Lucas Junot que já faleceu em 1968;
- Eu apenas estou a investigar sobre Lucas Junot, não estou a fazer nenhum Mestrado, tal como não sou Estudante de História: Sou licenciado em História e Pós-Graduado em Ciências Documentais (arquivo)".

relojes web gratis