LEVANTAMENTO DE BIOGRAFIAS DE CULTORES, ESTUDIOSOS E COLECCIONADORES DA CANÇÃO DE COIMBRA
Embora o Blog Guitarra de Coimbra não tenha carácter enciclopédico, conta já com a edição on line de algumas biografias de agentes da CC menos dicionarizados ou sublimados pelo imaginário. Surge agora a possibilidade de concretizar um levantamento de maior envergadura, apostado na salvaguarda da(s) memória(s) da CC enquanto património cultural e identitário singular. Assim, importa reler as biografias já publicadas, no sentido de as manter como estão ou de enriquecê-las com novos informes; editar biografias de agentes, panfletaristas, estudiosos, coleccionadores e memorialistas, cujo interesse é manifesto para soturar alguns dos "buracos negros" que desde há mais de 150 anos afligem a História da Canção de Coimbra.
O "método biográfico" é velho na tessitura narrativa da CC, tendo em conta a repetitividade com que foram sendo selectivamente enunciados protagonistas míticos como um Augusto Hilário, um António Menano, um Artur Paredes, um Jorge Tuna, um Luiz Goes, um João Bagão, um José Afonso ou um Adriano Correia de Oliveira. Já foi usado exaustivamente em obras assinadas por Divaldo Gaspar de Freitas (1972), Afonso de Sousa (1955), José Niza (1999), António M. Nunes (1999, 2002) e Armando Luís de Carvalho Homem. E mesmo num exemplo mais contemporâneo ensaiado por Jorge Cravo/José Manuel Beato/António M. Nunes, os protagonistas puderam falar na primeira pessoa ("Testemunhos Vivos", 2002).
Claro que biografias "há muitas", para além de Hilários e Menanos! A lista é longa e surpreendente! Então quem são os outros e como aceder-lhes? Para respondermos satisfatoriamente a esta e a outras questões prementes torna-se necessário solicitar aos cibernautas do nosso Blog Guitarra de Coimbra o preenchimento de um inquérito (cuja estrutura é flexível). As respostas devem ser remetidas por e-mail, em texto word, para leitura crítica, ficando sujeitos a esclarecimentos e preenchimento de lacunas que se afigurem pertinentes no tocante a nomes, títulos e datas (ex: um colaborador pode referir que gravou um determinado disco, sem mais informações, sendo necessário acrescentar dados mais concretos sobre tal ocorrência). O texto deverá conter uma ou mais fotografias/imagens relevantes, devidamente identificadas e legendadas.
O nosso endereço é: octavioazevedo@sapo.pt
Tópicos de orientação para a elaboração das auto e heterobiografias:
1 - Identificação completa (nome, alcunhas, filiação, naturalidade, profissão);
2 - Papel desempenhado no universo da CC (guitarrista, violista, compositor musical, letrista, cantor, coleccionador, estudioso, jornalista divulgador, editor fonográfico, outro);
3 - Formação Académica (estudos secundários, Universidade de Coimbra, escola politécnica, outros estabelecimentos de ensino);
4 - Início da aprendizagem (onde iniciou a aprendizagem; com que idade; mestres formadores; discos escutados relevantes; motivos da iniciação; evolução e consolidação da formação);
5 - Formações que fundou, liderou ou de que fez parte (datas, locais, identificação dos grupos e seus elementos);
6 - Identificação dos seus cantores de referência;
7 - Identificação dos seus instrumentistas de referência;
8 - Referência a obras vocais e instrumentais que considera paradigmáticas para a sua formação e gosto pessoal;
9 - Que tipo de repertório executa mais frequentemente (exemplos);
10 - Formação musical (amador, solfejo, sabe ler uma partitura, etc.);
11 -Refira alguma obra ou autor que tenha lido para fundamentação daquilo que pensa que é a CC;
12 - Apresente uma breve definição da CC e da sua evolução, indicando a sua eventual origem histórica;
13 - Diga que elementos distinguem a CC de outros géneros musicais;
15 - Dê exemplos de discos que existiam na sua casa de família ou que tem comprado, ligados à CC (títulos, cantores, instrumentistas);
14 - Trabalhos de gravação que tenha efectuado (vinil, cd, dvd, vídeo, outros);
15 - Outros (campo livre, destinado a recordações pessoais/familiares relevantes, elementos desconhecidos, etc.).
Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas directamente para o endereço acima indicado.
Os organizadores: Octávio Sérgio e António M. Nunes
Embora o Blog Guitarra de Coimbra não tenha carácter enciclopédico, conta já com a edição on line de algumas biografias de agentes da CC menos dicionarizados ou sublimados pelo imaginário. Surge agora a possibilidade de concretizar um levantamento de maior envergadura, apostado na salvaguarda da(s) memória(s) da CC enquanto património cultural e identitário singular. Assim, importa reler as biografias já publicadas, no sentido de as manter como estão ou de enriquecê-las com novos informes; editar biografias de agentes, panfletaristas, estudiosos, coleccionadores e memorialistas, cujo interesse é manifesto para soturar alguns dos "buracos negros" que desde há mais de 150 anos afligem a História da Canção de Coimbra.
O "método biográfico" é velho na tessitura narrativa da CC, tendo em conta a repetitividade com que foram sendo selectivamente enunciados protagonistas míticos como um Augusto Hilário, um António Menano, um Artur Paredes, um Jorge Tuna, um Luiz Goes, um João Bagão, um José Afonso ou um Adriano Correia de Oliveira. Já foi usado exaustivamente em obras assinadas por Divaldo Gaspar de Freitas (1972), Afonso de Sousa (1955), José Niza (1999), António M. Nunes (1999, 2002) e Armando Luís de Carvalho Homem. E mesmo num exemplo mais contemporâneo ensaiado por Jorge Cravo/José Manuel Beato/António M. Nunes, os protagonistas puderam falar na primeira pessoa ("Testemunhos Vivos", 2002).
Claro que biografias "há muitas", para além de Hilários e Menanos! A lista é longa e surpreendente! Então quem são os outros e como aceder-lhes? Para respondermos satisfatoriamente a esta e a outras questões prementes torna-se necessário solicitar aos cibernautas do nosso Blog Guitarra de Coimbra o preenchimento de um inquérito (cuja estrutura é flexível). As respostas devem ser remetidas por e-mail, em texto word, para leitura crítica, ficando sujeitos a esclarecimentos e preenchimento de lacunas que se afigurem pertinentes no tocante a nomes, títulos e datas (ex: um colaborador pode referir que gravou um determinado disco, sem mais informações, sendo necessário acrescentar dados mais concretos sobre tal ocorrência). O texto deverá conter uma ou mais fotografias/imagens relevantes, devidamente identificadas e legendadas.
O nosso endereço é: octavioazevedo@sapo.pt
Tópicos de orientação para a elaboração das auto e heterobiografias:
1 - Identificação completa (nome, alcunhas, filiação, naturalidade, profissão);
2 - Papel desempenhado no universo da CC (guitarrista, violista, compositor musical, letrista, cantor, coleccionador, estudioso, jornalista divulgador, editor fonográfico, outro);
3 - Formação Académica (estudos secundários, Universidade de Coimbra, escola politécnica, outros estabelecimentos de ensino);
4 - Início da aprendizagem (onde iniciou a aprendizagem; com que idade; mestres formadores; discos escutados relevantes; motivos da iniciação; evolução e consolidação da formação);
5 - Formações que fundou, liderou ou de que fez parte (datas, locais, identificação dos grupos e seus elementos);
6 - Identificação dos seus cantores de referência;
7 - Identificação dos seus instrumentistas de referência;
8 - Referência a obras vocais e instrumentais que considera paradigmáticas para a sua formação e gosto pessoal;
9 - Que tipo de repertório executa mais frequentemente (exemplos);
10 - Formação musical (amador, solfejo, sabe ler uma partitura, etc.);
11 -Refira alguma obra ou autor que tenha lido para fundamentação daquilo que pensa que é a CC;
12 - Apresente uma breve definição da CC e da sua evolução, indicando a sua eventual origem histórica;
13 - Diga que elementos distinguem a CC de outros géneros musicais;
15 - Dê exemplos de discos que existiam na sua casa de família ou que tem comprado, ligados à CC (títulos, cantores, instrumentistas);
14 - Trabalhos de gravação que tenha efectuado (vinil, cd, dvd, vídeo, outros);
15 - Outros (campo livre, destinado a recordações pessoais/familiares relevantes, elementos desconhecidos, etc.).
Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas directamente para o endereço acima indicado.
Os organizadores: Octávio Sérgio e António M. Nunes
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