quarta-feira, outubro 05, 2005

A
Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado
e a
Fundação das Casas de Fronteira e Alorna
anunciam uma série de
6 (seis) Concertos Comentados de
Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa
a ter lugar entre Outubro de 2005 e Março de 2006
no Palácio Fronteira
Largo de S. Domingos de Benfica

Datas: 8 de Outubro, 12 de Novembro, 10 de Dezembro, 14 de Janeiro, 11 de Fevereiro e 11 de Março. (2º sábado de cada mês)

É necessária reserva, com atempado pagamento, através dos contactos da
Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado (96 801 64 46)
e da
Fundação das Casas de Fronteira e Alorna(21 778 45 99)

Os instrumentistas são alguns dos melhores intérpretes da Guitarra Portuguesa de Lisboa, com respectivos acompanhamentos de Viola:

António Chainho, João Torre do Vale, Paulo Parreira, Ricardo Parreira,
José Pracana, José Elmiro Nunes, António Parreira e Carlos Gonçalves.

Preço: 20 euros
(número limitado de lugares)

A Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa tal como definida para estes concertos, é uma forma de tocar a Guitarra Portuguesa, na versão da Guitarra de Lisboa, que encontra cada vez menos praticantes profissionais, mas que mantém um interessante número de apreciadores. Requer uma linguagem não estritamente musical e sobretudo uma dádiva emocional do próprio executante.

Trata-se de uma manifestação rara e esta iniciativa da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado, dedicada à defesa e protecção das nossas melhores e mais específicas tradições culturais, tem o apoio da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. Os Concertos, com comentários didácticos, realizam-se na Sala das Batalhas, no nobre e bonito Palácio Fronteira, ele próprio muito significativo para a apreciação da nossa identidade cultural.
.

Os Concertos de Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa
no Palácio Fronteira
(Largo de S. Domingos de Benfica)
iniciam-se no próximo dia

8 de Outubro
pelas 19 horas

com
António Chainho, na Guitarra Portuguesa
e
Fernando Alvim, em Viola

António Chainho é um dos instrumentistas de Guitarra Portuguesa mais conhecidos, executante emérito e compositor notável. Publicou diversos discos e tem actuando em muitos países desde o Japão (onde cimentou um gosto e um culto especiais pela Guitarra Portuguesa) passando pela Índia onde tem um grupo de interessados alunos, até às salas de concerto da Europa e dos Estados Unidos da América.
Tem, também em Portugal, um grupo de apreciadores dedicados que estão habitualmente presentes nos seus concertos.

Fernando Alvim é um dos executantes de Viola mais destacados, tendo sido acompanhador notável de Carlos Paredes e completando com António Chainho um conjunto instrumental da mais alta qualidade.

António Chainho e Fernando Alvim são sócios Fundadores da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado que tem objectivos de protecção das tradições portuguesas.

É nesse sentido que são realizados estes concertos que têm por objectivo relembrar a execução e as formas específicas da Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa.

Os concertos serão comentados, contribuindo assim para uma melhor compreensão desta tão especial manifestação artística.

relojes web gratis