sábado, dezembro 03, 2005

Curiosidades: "Fado Maior" na TSF
Por António M. Nunes

Mário Dias, da TSF, e José Moças, da editora discográfica TRADISOM, conjugaram esforços no sentido de revigorar a campanha apostada na difícil aquisição da vasta colecção particular do britânico Bruce Bastin, respeitante a antigos discos de música portuguesa. Os referidos discos, gravados em Portugal e no Brasil entre 1902 e meados da década de 1950, em suportes anteriores à geração vinil, conglobam uma vasta gama de registos que vão do folclore a trechos teatrais, declamações, Fado ao estilo de Lisboa, temas da Canção de Coimbra e canções ligeiras em voga à época.
O editor José Moças tem desenvolvido desde os tempos da sua radicação em Macau, na década de 1990, uma notável acção de recuperação e de divulgação deste património sonoro desconhecido. Uma das acções então desenvolvidas, consistiu em editar a série de autênticas preciosidades intitulada "Arquivos do Fado", fruto de acordo com a Heritage (contendo dois discos relativos à CC, um inteirament dedicado a António Menano, outro generalista, com amostras de Artur Paredes, José Paradela de Oliveira, António Batoque, Lucas Junot e Edmundo Bettencourt).
Mais recentemente, José Moças tem tentado o tudo por tudo, junto do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Coimbra, e de outras instituições com peso económico, com vista a processar definitivamente a aquisição portuguesa da colecção sonora londrina.
As negociação avançam e recuam a um ritmo exasperante. Há o risco de Bruce Bastin vender o espólio a coleccionadores norte-americanos pouco interessados em regatear preços. Da parte das instituições portuguesas, e seus representantes, há consenso quanto à urgência da aquisição, mas os desentendimentos persistem no tocante aos trâmites editoriais. O proprietário Bastin, representado em Portugal pelo advogado e estudioso de música tradicional José Alberto Sardinha, exige como cláusula negocial que seja a Tradisom a processar a edição integral dos fonogramas, decisão que não agrada a alguns potenciais compradores do lado português.
Em Novembro de 2005, Mário Dias lançou na TSF uma campanha de divulgação de amostras de alguns antigos fonogramas atinentes ao período 1902-1910.
Foram já divulgados:
-30/10/2005 - "À conversa com José Moças";
-31/10/2005 - "O mais antigo fado com registo conhecido", comentado por Carlos do Carmo;
-14/11/2005 - "Conde Anadia", comentado pelo Eng. Luís Penedo;
-21/11/2005 - "Morreu D. Carlos", comentado pelo Dr. José Alberto Sardinha;
-28/11/2005 - "Fado dos Olhos Negros", comentado por António M. Nunes
Os programas já transmitidos estão arquivados em "Fado Maior", http://tsf.sapo.pt/online/radio/dossiers/tsf/arquivo/fado03/programas.asp, devendo prosseguir nos próximos meses a divulgação de curtos trechos sonoros relativos ao Fado e à Canção de Coimbra.
Parabéns aos homens de bem que são José Moças, José Alberto Sardinha e Mário Dias, pois se o escutado sabe a pouco, a esperança do que se poderá adquirir só nos pode aguçar o apetite.

relojes web gratis