segunda-feira, janeiro 23, 2006


Cantar Coimbra (4), artigo inserto na revista Médice, da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, publicada em Janeiro de 1992, com o nº 13. Esta revista foi-me oferecida por José Miguel Baptista, aquando da sua publicação. Este artigo de Jorge Reste, com a colaboração de António M Nunes, recebe os seguintes reparos deste:
"Em finais de 2001 o Luís Alcoforado procurou-me na Secção de Jornalismo da AAC. Disse que fora contactado por um jornalista que estava a preparar artigos sobre a CC para uma revista médica, com vista à recolha de informação sobre o historial da CC. O Luís Alcoforado poderia ter aceite o convite. Contudo, propunha sugerir o meu nome ao jornalista Jorge Reste, por entender que a matéria ficaria em melhores mãos. Reste veio entrevistar-me longamente, com gravador, na Secção de Jornalismo da AAA. A conversa foi longa. A cada pergunta de Reste seguiam-se desconstruções ciclópicas, contextualizações e exemplificações. Ainda hoje consigo escutar o Reste a comentar "mas isto não bate com aquilo que estamos habituados a ouvir". Creio que o Jorge Reste ficou meio "abananado". Ignoro se depois comentou alguma coisa com o Luís Alcoforado. Sei, isso sim, que teve dificuldades em gerir a informação e em organizar o texto. Perante as difilculdades, Jorge Reste optou por colocar o meu nome em co-autoria no final do artigo. A Médice nº 13, saiu em Janeiro de 1992. Além do artigo "Cantar Coimbra", trazia na pág. 36 "Um Depoimento" de António Portugal. Tamanho destaque conferido a um jurista deixou o médico José Miguel Baptista nervoso, pelo que no nº 14, lá foi o Jorge Reste entrevistar Rui Pato e José Miguel Baptista.
Anos mais tarde fui colega de trabalho de Jorge Reste na Escola Secundária de Dom Duarte. Eu estagiário, ele professor de Jornalismo. Aproveitei para lhe agradecer a lisura e elogiar a iniciativa do Luís Alcoforado.
AMNunes"

relojes web gratis