domingo, janeiro 08, 2006


O TEUC no Brasil Posted by Picasa
Digressão do TEUC ao Brasil, no Verão de 1951 (de 12 Ag. a 01 Nov.). A imagem representa a chegada ao aeroporto de Baurú. São visíveis e reconhecíveis, a partir da esquerda, Napoleão Ferreira Amorim, Dr. António José Soares, sua esposa Dra. Madalena Soares (de Capa e Batina), Dr. Eduardo Tavares de Melo (com violão aço), Augusto Camacho Vieira, João Araújo Correia e o famoso Dux Barrigas de Carvalho.
A UC estava directamente representada pelo Reitor Maximino Correia, um antigo cultor da CC que nesta digressão usou Hábito Talar e insígnia reitoral, tendo feito uma vasta campanha de propaganda ao plano salazarista de edificação da nova Cidade Universitária de Coimbra. Dirigiu o grupo o Prof. Doutor Paulo Quintela (Bragança, 24/12/1905; Coimbra, 09/03/1987), emérito germanista e feroz ensaiador do TEUC que ainda cheguei e ver desfilar em cortejos de abertura solene das aulas e préstitos de doutoramentos honoris causa. Aquando da sua morte, o corpo ficou em câmara ardente na Capela da Universidade. Fui lá vê-lo, com o meu amigo e estudante de Filosofia Armando Vilela, estendido no caixão aberto, rosto pálido, amortalhado no traje de lente. Lembrando o homem e a obra, o jornal PÚBLICO, edição de 24/12/2004, dedicou-lhe uma reportagem de duas longas páginas. Que sabemos nós hoje deste ilustre e duro brigantino?
Voltando ao TEUC: acompanhou e complementou a digressão um grupo de CC constituído por Napoleão Amorim/Camacho Vieira (vozes), Manuel Branquinho (g) e Tavares de Melo (v). A imagem documenta também a instauração não oficial do Trajo Académico Feminino Estudantil pelas actrizes amadoras do TEUC.
Foto: Dr. Augusto Camacho Vieira
Texto: AMNunes

relojes web gratis