Canções d'Inquietude
Após apresentação ao público em finais de Novembro de 2005, ficou finalmente acessível (Março de 2006) aos consumidores de registos fonográficos da CC o cd "Canções d'Inquietude. Canto e Guitarra de Coimbra", Porto, Carambola, Lda., 2005, segunda amostragem dos projectos desenvolvidos por Jorge Cravo com Manuel Borralho/José Ferraz de Oliveira/Manuel Gouveia Ferreira. A formação persiste e solidifica linhas orientadoras enunciadas no cd "Folha a Folha" (1999). Ao todo são 17 composições, 3 instrumentais, 14 vocais. Jorge Cravo interpreta textos de sua própia autoria, de Gouveia Ferreira e Miguel Porto. Fazem a apresentação do disco Armando Luís de Carvalho Homem e José Manuel Beato.
Trabalho dedicado a Nuno Guimarães, Adriano Correia de Oliveira e Rui Pato, convoca e prolonga, sobretudo por via dos trabalhos de Manuel Gouveia Ferreira, uma certa herança estética da década de 1960. Peças há onde nos conseguimos esquecer de Jorge Cravo, acudindo-nos à outiva um travo de tristíssima solidão que por vezes se desprendia da voz de Adriano.
Jorge Cravo nunca se confundiu com certa vulgaridade artística reinante. Decorrida meia década, volta a surpreender os seus admiradores e o público da CC com um projecto artístico que não sendo de trauteio imediato, pede lenta assimilação.
Uma palavra de apreço ao grupo, especialmente ao Jorge Cravo, cujo amadurecimento tem ludibriado a fossilização.
AMNunes
<< Home