sexta-feira, maio 12, 2006

SERENATA DOS FUTRICAS E DAS TRICANAS
(PROGRAMA 2006)
Local:
Igreja de Santiago, Praça Velha
Data: 6ª feira, 02 de Junho de 2006, 23:00 horas
Direcção Artística e Pesquisa: Prof. Doutor Nelson Correia Borges
Tocata: cordofones tradicionais de Coimbra, com destaque para os sons da rabeca, violão, cavaquinho, bandolim e Guitarra de Coimbra
Reconstituição e Apresentação: Grupo Folclórico de Coimbra


1- Indicativo: Tricana d' Aldeia, Música e Letra de autor(es) desconhecidos; 1.º quartel do séc. XIX. Composição oriunda de Coimbra, na década de 1850 já se encontrava popularizada na Ilha de São Miguel e em Vila Real. Tema popularizado por transmissão oral e partituras impressas oitocentistas
2 - Coimbra a Lisboa: Música de José das Neves Elyseu, Letra de Henrique Martins de Carvalho; 1904. Composição oriunda de Coimbra
3 - A Barquinha Feiticeira: balada com Música e Letra de autor(es) desconhecido(s). Composição primeiramente detectada nas Termas de Pedras Salgadas; peça de cerca de 1890, foi muito popular em Coimbra, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz e Ilhas Centrais e Ocidentais dos Açores
4 - Fado do Rancho Esperança: Música de Isidro Aranha, Letra de João de Deus Battaglia Ramos. Composição de 1909, oriunda de Coimbra
5 - Chora a Cantar: Música de José das neves Elyseu, Letra de Fortunato Mário Monteiro. Composição de 1903, oriunda de Coimbra
6 - Às Estrelas: fado corrido com música de autor(es) desconhecido(s). A 1ª parte, mais arcaica, remonta a finais da década de 1840 e usa quadras do estudante de Direito Augusto Lima; a 2ª parte melódica é um acrescento situável entre 1888-1890, podendo atribuir-se sem grandes reservas a Augusto Hilário, 2ª parte que contém a base melódica do “Fado Antigo” gravado por José Paradela de Oliveira. As restantes quadras são da autoria de J. Carneiro
7 - Canção à Flora: Música e Letra de autor(es) desconhecidos. Composição oriunda de Lisboa (?), datável de 1905. Canção com refrão muito popular em Coimbra, correu no mercado em disco de 78 rpm e partitura impressa. Uma primeira recolha, algo afastada do original, foi recolhida e gravada pelo grupo Verdes Anos. A versão do Grupo Folclórico de Coimbra, em 1ª audição, encontra-se conforme o original impresso em partitura de quiosque
8 - Não Ames: Música de José das Neves Elyseu. Composição oriunda de Coimbra, com data de 1903. Versão instrumental em guitarras de Coimbra. Melodia demoradamente popularizada por Flávio Rodrigues com a designação de “Valsa em Fá”
9 - Canção da Noite: Música de Reynaldo Varela, Letra do Dr. Bráulio Caldas. Serenata estrófica, datada de 1887, oriunda de Caldas de Vizela. Na sua versão mais conhecida, esta serenata foi gravada pelo Dr. António Menano com o título de “Fado das Três Horas”. A presente audição correu em partitura impressa e em disco de 78 rotações gravado pelo próprio Reynaldo Varela
10 - Mondego: Música de A. Donato, Letra de Ernesto Donato. Composição de influência operática, oriunda do Largo do Romal e Praça Velha, Coimbra, 1894, agora apresentada em 1ª audição
11 - Folguedos: Música de António Dias da Costa e Letra de Amélia Janny. Composição com coro, estreada em Coimbra no ano de 1906. Foi popularizada em partitura impressa e num disco de 78 rpm pelo cantor Francisco Caetano. 1ª audição pelo Grupo Folclórico de Coimbra
12 - Passagem dos Romeiros : Música de autor desconhecido, Letra de Octaviano de Sá e outros. Composição estreada em Coimbra no ano de 1905. Foi popularizada em partitura impressa. 1ª audição pelo Grupo Folclórico de Coimbra
13 - A Madrugada: marcha com Música de Francisco Costa e Letra de P. P. Composição estreada em Coimbra no ano de 1904. Foi popularizada em partitura impressa e em disco de 78 rpm pelo cantor Francisco Caetano
14 - Balada (de Coimbra): Música de José das Neves Elyseu, Arranjo de Artur Paredes. Composição oriunda de Coimbra, com versão primitiva de 1902. Versão instrumental, de acordo com a gravação de Artur Paredes
(informação e convite enviados pelo Doutor Nelson Borges, Director Artístico do Grupo Folclórico de Coimbra. Vale bem a pena assistir a este meritório trabalho de reconstituição de uma Canção de Coimbra que não veste Capa e Batina. AMNunes)

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