domingo, julho 23, 2006


Contracapa e capa do DVD "Movimentos Perpétuos" de Edgar Pêra.
Hoje, aniversário da morte de Carlos Paredes, o 2º canal de televisão transmitiu este magnífico filme de Edgar Pêra, em homenagem a Carlos Paredes.
É de facto um filme muito bem concebido e realizado. Há um senão, para mim: o ritmo alucinante das imagens por vezes perturba a visão e obriga-nos a desviar a vista do ecrã. O realizador escolheu a música ao vivo pelo que, em certos momentos, sentimos que já se ouviu aquilo mais bem tocado. Foi uma opção, não tenho nada a opor. As palavras de Carlos Paredes foram muito bem escolhidas. Estão perfeitamente integradas nas imagens. O som da guitarra foi bem captado. Está lá toda a magia deste grande génio da música portuguesa.
Há uma parte do texto inserido na contracapa que provavelmente não conseguirão ler, pelo que vou aqui transcrevê-lo:
*
Um dos melhores trabalhos desse singular director que é Edgar Pêra, senhor de um estilo inconfundível, aqui posto ao serviço de uma evocação e homenagem a um dos mais importantes músicos do século XX.
Manuel Cintra Ferreira . Expresso.
A câmara endiabrada do realizador funciona como uma espécie de negativo revelador da personalidade do músico: é quase um encontro predestinado entre Pêra e Paredes, ecoando através dos tempos uma mesma lusitana resistência à facilidade e à evidência.
Jorge Mourinha. Público.
A montagem de Edgar Pêra surge como um complemento livre da interpretação fluida e cristalina da guitarra, criando novas formas de percepcionar a música de Carlos Paredes.
Tiago Alves. Visão.

relojes web gratis