Gaiteiro Eduardo Carvalho
Ti Chico Gato, ou Eduardo Carvalho, nasceu em Ribeira de Frades, Coimbra, no ano de 1927. Decano dos gaiteiros de Coimbra, aparece fotografado jovem numa arruada da Queima das Fitas de Maio de 1957 (cf. Cristina Henriques, "Coimbra Vida Académica", Coimbra, CCQF, 1990, pág. 121). Bastante debilitado fisicamente foi alvo de uma importa recolha sonora em 2004 onde convergiram a editora Sons da Terra, a Junta de Freguesia de Ribeira de Frades e a Câmara Municipal de Coimbra. Eduardo Carvalho executa em gaita de foles tradicional da Região de Coimbra 12 temas, sendo o nº 12 a melodia do "Fado Hylario Moderno". O livreto do cd conta com um sólido e importante texto do recolector e estudioso Mário Correia.
Em 2004, Ti Chico Gato já não era o folião que bem conheci na 2ª metade da década de 1980. Não havia Queima da Fitas, Imposição de Insígnias estudantil ou Latada a que não fosse. Bem avinhado, calcorreava ruas, liceus e tascos. A gaita, a caixa e o bombo faziam dançar as sensibilidades mais hirtas. Na Queima da Fitas de Maio de 1990 percorremos um longo giro, com paragens nas portarias do Liceu José Falcão, Colégio de São Teotónio e Liceu Jaime Cortesão. Gaiteiro a foliar na portaria do liceu era sinónimo de ponto nas aulas.
Importante ofensiva de resgate patrimonial, a atenção votada a este humilde gaiteiro presta-se a revalorizar um instrumento musical ancestral que por deficiência de estudos se poderia confundir com as gaitas galegas e a exemplificar a variedade que em assenta a Música Tradicional de Coimbra.
Para ouvir mais: CD "Eduardo Carvalho. Gaiteiro Ti Chico Gato. Ribeira de Frades. Coimbra", Sons da Terra, Nº 15, STMC 0531, ano de 2004.
AMNunes
<< Home