segunda-feira, julho 31, 2006


Homenagem a Maria Marrafa Posted by Picasa
Apontamento fotográfico de uma homenagem à velha tricana e servente de estudantes Maria Marrafa, com data de 1930. O cenário escolhido foi o escadório da Via Latina do Paço das Escolas.
Ladeada por estudantes, a lendária Marrafa apresenta-se de xaile escuro e saia comprida. Terminou os seus dias debruçada sobre o parapeito da janela da sua casa da Rua da Matemática, afogada em rosários e Avé-Marias. Figura lendária e muito querida da Academia de Coimbra desde os festejos do Centenário da Sebenta (1899), Maria Marrafa ficara célebre pela pressurosa distribuição diária das sebentas litografadas e pelos mimos que na juventude prodigalizara a estudantes da sua afeição.
A indumentária feminina fixada em 1930 apenas se via em mulheres de idade avançada. Com o território Salatina ainda intacto, o quotidiano cruzamento de sociabilidades entre o Bairro Latino e as gentes do Bairro Salatina permitia ainda aos estudantes usufruir simultaneamente da produção cultural cosmopolita mais fresca e da oferta de costumes quase aldeãos.
Fotografia: espólio de José Lopes da Fonseca
AMNunes

relojes web gratis