sexta-feira, agosto 04, 2006


Sé Velha V Posted by Picasa
Vista da Sé Velha de Coimbra tirada entre finais de 1928 e inícios de 1929, publicada em Thomaz da Fonseca, "Coimbra. Encyclopedia pela Imagem", Porto, livraria Chardron, 1929.
Bem visíveis os restauros concretazados entre 1896-1910 pela equipa de António Augusto Gonçalves (além dos interiores, janelão da nave central, arquivoltas, colunelos e pilastras do pórtico, conversão dos janelões laterais em frestas, extensas substituições de blocos de cantaria comidos pela erosão), a Sé Velha prepara-se para uma segunda operação de cosmética.
Entre 1929-1930 e anos seguintes, a Direcção Geral dos Monumentos Nacionais transformou em política oficial as propostas de António Augusto Gonçalves e tratou de remover o torreão sineiro, o telhado de duas águas, o adro antigo e a fonte que lhe estava acoplada. O adro velho foi demolido no ano de 1933.
Foram os anos da construção do gélido e mal-jeitoso escadório actual, uma solução do lente da UC Vergílio Correia, contra a qual em vão polemizou o lente António Garcia Ribeiro de Vasconcelos.
De cara lavada e com o escadório à Vergílio Correia, a Sé Velha estava finalmente pronta para se transformar no "La Scala da Canção de Coimbra", ia já entrada a década de 1940.
AMNunes

relojes web gratis