quinta-feira, setembro 28, 2006


Lentes apoiantes de D. Manuel II Posted by Picasa
A aclamação de D. Manuel II deu origem a uma tentativa de "acalmação", marcada pelas visitas régias, exoneração de João Franco e esforços de reposição da normalidade institucional.
Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça, autoridades religiosas e militares, estudantes e lentes da UC deslocaram-se a Lisboa para testemunhar ao novo monarca o seu apoio. A 27 de Maio de 1908 partiu de Coimbra para Lisboa uma embaixada composta por estudantes e lentes, com o objectivo de saudar o monarca e as rainhas no Paço das Necessidades.
A fotografia, publicada em primeira mão pela "Illustração Portugueza", mostra 12 lentes de Direito e de Teologia da UC que participaram na homenagem a D. Manuel II. Os lentes de Direito são identificáveis pelo uso de insígnias doutorais mais escuras (vermelho), enquanto os de Teologia comportam capelo e barrete em tom mais claro (branco).
No grupo, ligeiramente de perfil, distingue-se o famoso Avelino Calisto que chegou a ser provisoriamente presidente da AAC. Sensivelmente a meio da foto, há um lente não identificado, de pé, com barrete na cabeça, cujas insígnias misturam duas cores. É de admitir que a mistura seja vermelho+branco (doutoramento em Direito e Teologia), ou azul escuro+branco (Filosofia e Teologia). Todavia, só um trabalho mais demorado possibilitará desvendar a contento esta perplexidade.
Fonte: "História da República", Lisboa, Editorial O Século, 1960, p. 457.
AMNunes

relojes web gratis