terça-feira, outubro 31, 2006


INFORMATIO

Com mais um ano lectivo a iniciar-se, a Universidade de Coimbra recebe os seus caloiros em mais uma Festa das Latas e Imposição de Insígnias. O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra vem assim esclarecer e informar.
Nestas festas destacam-se alguns eventos de cariz praxístico que obdecem a regras tradicionais. Fundamentalmente salienta-se a Cerimónia de Imposição de Insígnias, a Compra do Nabo e o Cortejo da Latada. Quaisquer destes três eventos decorrem este ano no dia 30 de Novembro.

Na Cerimónia de Imposição de Insígnias os estudantes que estiverem no penúltimo ano do curso, colocam o Grêlo na pasta e usam-no durante o ano lectivo até à Queima das Fitas. Os que estiverem no último ano passam a usar as Fitas. Os portadores de insígnias pessoais usá‑las‑ão com as cores das respectivas Faculdades.
As insignias pessoais (Grêlo e Fitas) só podem ser usadas estando os seus portadores na PRAXE (Vide Codigo da Praxe). Aos quintanistas fitados só é permitido fazerem assinar as suas fitas após as férias da Páscoa. Após as 20 horas é vedado aos grelados e fitados o uso das suas insígnias pessoais, havendo PRAXE, a menos que estas se encontrem devidamente recolhidas.
De igual modo não podem ser usadas insígnias: Nos domingos e dias feriados, no decurso das férias do Natal, Carnaval e Páscoa e fora dos limites praxisticos da cidade de Coimbra. Aos quartanistas ou quintanistas levando consigo as suas insígnias pessoais é vedado transportarem simultaneamente volumes de grandes dimensões.
Quanto à “Compra do Nabo”, ela efectua-se após a Cerimónia de Imposição de Insígnias. É de salientar que a “Compra do Nabo” refere-se a uma efectiva transacção comercial entre os Quartanistas Grelados e as vendedoras no mercado de Coimbra.
No Cortejo da Latada, os caloiros que dele fizerem parte deverão vestir a Capa e Batina estando a Batina vestida do avesso. No caso de ainda não terem Capa e Batina poderão ir à futrica. Em qualquer dos casos os caloiros poderão ir ornamentados com adereços de acordo com a sua fantasia pessoal, nomeadamente e em especial, com latas.No decorrer deste Cortejo, todos os estudantes que o integram devem comportar-se de acordo com o espirito da Praxe Académica, o que exclui à partida pinturas sobre os caloiros (proibidas pelo Código da Praxe), bem como os cada vez mais habituais “peditórios” que em nada dignificam a imagem do Estudante de Coimbra, e que em nada se relacionam com o espirito que preside a estes festejos.

O DUX VETERANORUM
João Luis Jesus
[informação do Conselho de Veteranos à Academia de Coimbra, relativo a festividades anteriores a 2006, editado em «http://www.aac.uc.pt/»]

relojes web gratis