terça-feira, outubro 24, 2006


A Nave dos Loucos Posted by Picasa
Óleo sobre madeira, de Hieronymus Bosch, existente no Museu do Louvre. A exposição dos vícios comunitários, o "desgoverno" institucional e a momentânea instauração do caos eram representações caras ao imaginário medieval. O tema seria abordado pelo poeta alemão Sebastian Brant na "Das Narren Schyffen" (A Nave dos Loucos"), alvo de grande sucesso editorial.
As Festas dos Loucos, as Festas dos Inocentes, as Festas do Burro, as Nicolinas ou Escolares (mês de Dezembro), e as transmontanas Festas dos Rapazes, configuravam rituais burlesco-festivos de celebração de do ciclo outonal/invernal.
No que respeita ao ciclo de entrada na vida escolar em Portugal, as festividades mais conhecidas pela sua originalidade são:
-no tocante ao antigo Liceu de Ponta Delgada, Açores, a Procissão dos Caloiros, com cortejo burlesco, transporte dos Rei dos Caloiros em andor, Sermão do Rei dos Caloiros e Baptismo (situação mal estudada);
-relativamente ao antigo Liceu de Guimarães as bem estudadas e ainda hoje praticadas Nicolinas;
-na UC a Festa das Latas e Imposição de Insígnias com Serenata Monumental, Imposição de Insígnias, Aquisição do Nabo, Latada das Faculdades, Baptismo dos Caloiros e Sarau de Gala (festas conhecidas mas não estudadas)
AMNunes

relojes web gratis