sábado, outubro 21, 2006


Rua Doutor Arnaut Posted by Picasa
Conforme havíamos noticiado neste blog em 11/10/2006, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais vestiu-se de gala para receber no seu álbum de família José Dias Ferreira, Isidoro Baptista, Salvador Arnaut, Jorge Colaço e Alberto Pessoa. O primeiro e o último nasceram em Coimbra, o 2º em Goa, o 3º em Penela e o 4º em Tânger. Para Dias Ferreira, Isidoro Baptista e Salvador Arnaut, foi mesmo possível trazer à efeméride descendentes.
Momentos sentidos, palavras comovidas, foi o que se viu, ouviu e fotografou no Pinhal de Marrocos, Casa Branca, Ladeira da Portelinha e Chão do Bispo, entre as 10.30h e as 12.30h.
Das cinco inaugurações previstas para a manhã de Sábado, constituiu momento alto, e atraíu mais assistência, a inauguração da lápide alusiva ao nome e memória do Doutor Salvador Arnaut.
Aliás Armando Luís de Carvalho Homem, em nota biográfica elegante e eficaz ("Salvador Dias Arnaut. 1913-1995") como que abriu as portas, via blog de 21/10/2006, a este momento. Figura querida nos meios conimbricenses, Salvador Arnaut consegui trazer à "sua rua" algumas das "Meninas de Coimbra", entre elas Leontina Ventura, Rosa Marreiros e Maria José Santos.* A apresentação coube à Doutora Leontina Ventura que num assomo de emoção e quase genialidade evocou e caracterizou o falecido lente com uma precisão de suster a respiração. Como bem exprimiu a Doutora Maria José Azevedo, nas palavras particulares de felicitação à apresentante, "só faltou dizer o nome do cão"!
A manhã terminou com o Arquitecto Alberto Pessoa, em definitiva vizinhança com o humanista Damião de Góis e com o dirigente estudantil Francisco Salgado Zenha.
Fonte: "Toponímia presta homenagem a cinco figuras da cidade", Diário de Coimbra, de 21 de Outubro de 2006, p. 6.
===
*A renovação do corpo docente de História Medieval da Faculdade de Letras da UC comportou uma certa feminilização visível nas décadas de 1980-1990. Já não me lembro exactamente a quem ouvi esta expressão carinhosamente bem humorada de "As Meninas de Coimbra", aplicada às lentes medievalistas da UC. De acordo com informações amavelmente prestadas pela Doutora Maria José Azevedo Santos (31/10/2006), o autor da expressão"As Meninas de Coimbra" foi o falecido Cónego Doutor Isaías da Rosa Pereira, quando foram admitidas na Academia PH Maria Helena da Cruz Coelho, Maria Teresa Veloso, Maria José Azevedo Santos e Maria Alegria Fernandes Marques. As informações prestadas pela Doutora Maria José Azevedo batem certo com aquilo que me foi dado rememorar: conheci o Doutor Isaías da Rosa Pereira em Coimbra, durante o 7º Congresso de História da Universidade, em 1990. Tendo este apreciado e confirmado os dados da minha comunicação sobre o historial do Hábito Talar (e Insígnias), convidou-me a visitá-lo em Lisboa. Visitei-o em Julho desse mesmo ano e pernoitei na sua habitação da Rua Capitão Renato Baptista (prédio do Patriarcado), tendo com ele percorrido a Faculdade de Letras da UL e o Tribunal Eclesiástico (Campo de Santana). O Cónego Isaías era uma figura encantadora, parece que não devidamente reconhecido na sua instituição. Ofertou-me exemplares de trabalhos de sua autoria, alguns sobre a Inquisição, e deixou-me estudar todas as peças do seu guarda-roupa eclesiástico e doutoral (infelizmente nada fotografei). Foi durante esta visita que o Cónego Isaías me referiu "As Meninas de Coimbra", expressão que na sua boca significava alto apreço. Mais tarde, vim a reencontrar-me com pergaminhos legados pelo Doutor Isaías à UC, por sugestão da Doutora Maria José Azevedo...
AMNunes

relojes web gratis