segunda-feira, novembro 06, 2006


Apolo "laurus" Posted by Picasa
As tradições académicas conimbricenses fazem eco, tanto ao nível das antigas "praxes" estudantis, quanto no plano do cerimonial universitário, de reminiscências culturais greco-romanas. Elas não são apreensíveis ao primeiro olhar, oferecendo-se como que descontextualizadas. Há quem nelas veja laivos pagãos, ofensivas laicizadoras ou evidente cunho cristão. Por exemplo, de acordo com a vulgata iluminista, os rituais praxísticos de entrada do ano escolar seriam liminarmente interpretados como sinónimos de "barbaridades"/obscurantismos", sem qualquer ligação com o Mito de Hades e a travessia do Estígio na Barca de Caronte. E numa interpretação mais cristã dos símbolos da UC patentes no selo oficial, haveria menos da pagã Pallas Atheneia (a Minerva romana) e bastante mais da Sapiência judaico-cristã. Ainda de acordo com estas dualidades e radicalidades, o cortejo que antecede tradicionalmente as cerimónias de investidura doutoral poderia ou não reflectir a cristinianização do Triunfo Romano, como que a responder ao apelo de Cícero "Cedant Arma Togae"*.
Febo Apolo, filho de Zeus e de Latona, nascido em Delos, protegia as artes e os doentes. No santuário de Delfos realizavam-se de quatro em quatro anos, desde 582 A. C. os Jogos Píticos, em honra de Apolo, com provas musicais e desportivas. Os vencedores eram distinguidos com coroas de louro, a árvore sagrada de Apolo. Na iconografia romana, as coroas de louros (Apolo) e carvalho (Zeus/Júpiter) abundam nos bustos e moedas imperiais, tendo deixando longo rasto na cultura europeia. A cultura cristã medieval sincretizou esta herança aplicando-a ao percurso de vida concebido como árdua luta pelo aperfeiçoamento moral, espiritual e cultural, cujo prémio conduziria à Vitória e à Laurea.
==
*A semelhança seria mais facilmente perceptível até 1834, data em que foi extinto o cargo de Cancelarius, prerrogativa do Abade do Mosteiro de Santa Cruz. A circulação dos cortejos doutorais equestres entre a UC e a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, com passagem obrigatória pelo arco do triunfo que é a Porta Férrea, permitia ficar com uma ideia mais rigorosa das semelhanças entre o trajecto do préstito conimbricense e o percurso do "Triumphator" (Campo de Marte/Porta Triunfal/Velabrum/Forum Boarium/Circo Máximo/Capitólio/Via Sacra/Templo de Júpiter).
Na imagem: estátua de Apolo coroado de louros, por Apollonius
AMNunes

relojes web gratis