sábado, novembro 04, 2006


Espólio do Dr. António de Oliveira (4) Posted by Picasa
António Rodrigues de Oliveira foi colega de curso, na Faculdade de Medicina da UC, de Egas Moniz. A propósito deste assunto, escreveu-nos o Dr. Afonso de Oliveira e Sousa:
"Vi no «guitarradecoimbra» a evocação que fez do Prof. Doutor Egas Moniz. Como já (...) referi, o meu Avô materno, Dr. António Rodrigues de Oliveira, licenciado em Medicina por Coimbra, foi colega de curso do Dr. Egas Moniz. E seu companheiro de estudo diário. Mesmo agora acabo de descobrir um volumoso "Traité de Phisiologie Humaine", onde, na 1ª página, consta: «Egas & Oliveira».
A letra é do Dr. Egas Moniz, como pude verificar através de várias cartas que endereçou ao meu Avô. Trata-se, pois, de um tratado pertença dos dois, pelo qual estudaram em conjunto.
Na sua evocação dá o apontamento curioso de que o Dr. Egas Moniz era um apaixonado pelo jogo de cartas. E não só... também o era pelo xadrez. Jogava complicadas partidas com o meu Avô. Quando foi para Lisboa (...), tal era o vício e a emulação que encetou uma partida de xadrez com o meu Avô com recurso a postais dos correios. Vinha um, de Lisboa, com a jogada. Ia outro, de Leiria, com a jogada de resposta. A partida durou longos meses!" (trecho de uma carta do Dr. AOS, datada de 31/10/2006).
AMNunes

relojes web gratis