sexta-feira, novembro 03, 2006

Mundo Académico e Mundo Judiciário: a identidade e a diferença imagética (a propósito de uma foto do pleno dos juízes do Trib. Constitucional, 2006)












Os juízes do TC em 2006. Ao centro, na 1.ª fila, o Presidente, Juiz Conselheiro Dr. Artur Maurício, com um exemplar da Constituição à frente. À sua dir. o Vice-presidente, Conselheiro Doutor Rui Manuel Gens Moura Ramos, lente de Direito Internacional Privado da FD/UC. Na 2.ª fila, a 3.ª a contar da dir. é a Conselheira Doutora Maria Fernanda Martins da Palma, lente de Direito Penal da FD/UL; a 1.ª à esq. é a Conselheira Dr.ª Maria dos Prazeres Pizarro Beleza, lente de Direito da UCP. As becas foram concebidas pelo alfaiate Escultor Fernando Almeida, um dos mais veteranos criadores e artesãos lisboetas de trajes académicos e judiciários (Academia de Corte M. Guilherme de Almeida, à R. da Palma, Lisboa); participou na reforma da beca da FM/UL, no sentido da sua adaptação como traje de toda a UL, no Reitorado de Marcello Caetano (1960). Esta foto ostenta uma série de virtualidades comparatísticas; assim:
a) Que relação entre a disposição dos lentes de um «Studium Generale» por cadeirais / doutorais e a dos juízes do Pleno de um Tribunal por «tribunas» de mais que uma fila ?
b) Que relação genésica entre as becas do mundo judiciário e as da UL, da UP, da UTL, da UNL e da U. Açores ? E que dizer de medalhas, epitógios, colares, escapulários ?...
c) Que identidade entre eventuais cortejos de lentes ou juízes no acesso à Sala Grande de sessões ?
Deixo estas singelas interrogações à curiosidade, ao interesse e ao saber dos frequentadores do blog. Com os melhores cumprimentos
Armando Luís de Carvalho HOMEM

relojes web gratis