sábado, novembro 04, 2006


Araão de Lacerda Posted by Picasa
Retrato do Dr. Araão Soeiro Moreira de Lacerda, nascido no Porto a 23 de Março de 1890, falecido na Curia (Anadia) em 07 de Setembro de 1947.
Lacerda pertenceu ao curso de Direito de Francisco Menano e foi sócio do Orfeon de Joyce. Integrou a digressão artística do Orfeon a Paris em 1911, a primeira em que se cantou "A Portuguesa" como novo Hino Nacional.
Após tentativas frustadas de profissionalização como advogado, Lacerda retornou à UC para nova formatura na Faculdade de Letras (Ciências Histórico-Filosóficas). De regresso ao Porto, trabalhou na sua cidade natal como Professor de História da Música no Conservatório do Porto, Director da Escola de Belas Artes do Porto e membro do respectivo corpo docente em História da Arte/Estética e História na Arte na provisória Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integrou ainda o corpo docente da Faculdade de Letras da UC, em História da Arte, conciliando com dificuldade as deslocações entre Porto e Coimbra.
Assinou trabalhos de interesse como "Da ironia, do riso e da caricatura" (1915), "Crónicas de Arte" (1916) e o tomo I da "História da Arte em Portugal" (1942).
Lacerda possuía ilustração musical e era um apaixonado pela Canção de Coimbra. Deixou a composição DONA INFANTA, gravada em 1928 por António Menano. No ciclo escaldante das polémicas antifadísticas, Araão de Lacerda aproveitou uma actuação do Orfeon de Condeixa no Teatro Sousa Bastos, em Maio de 1917, para manifestar explícito apoio ao "fado", tendo exaltado o bom acolhimento que aquela arte recebera nos palcos parisienses em 1911 (Cf. "Gazeta de Coimbra, de 19 de Maio de 1917).
Fonte: fotografia e elogio fúnebre publicados por Damião Peres em "História da Arte em Portugal", Tomo II, Porto, Portucalense Editora, 1948, pp. 11-13.
AMNunes

relojes web gratis