sábado, novembro 18, 2006


Bissaya Barreto Posted by Picasa
Estátua de corpo inteiro, em bronze, do Prof. Doutor Fernando Bissaya Barreto (Castanheira de Pera, 1886; Lisboa, 1974), lente da Faculdade de Medicina da UC, obreiro do Portugal dos Pequenitos e influente local.
Interpretação figurativa de volumetrias rigidificadas, em Hábito Talar e Borla e Capelo, com assinatura do artista Vasco Berardo (2000) para a rotunda fronteira ao parque infantil Portugal dos Pequenitos.
Republicano radical nos anos de juventude, ligado a um episódio de afrontamento ao Rei D. Manuel II na Sala dos Capelos, o Bissaya mais conservador viria a aproximar-se do Estado Novo. A sua vida e obra estão estudadas com o necessário aprofundamento por Jorge Pais de Sousa ("Bissaya Barreto. Ordem e Progresso", tese de mestrado editada pela Minerva).
O poder, a influência, a fortuna pessoal e as amizades com Oliveira Salazar fizeram recair sobre Bissaya falsos boatos com grande força local, segundo os quais o lente de Medicina teria sido o principal responsável pela demolição governamental da Alta de Coimbra. Havia mesmo quem lhe apontasse negócios gordos, como o ser proprietário de "meia Coimbra" e o ter enriquecido sem justa causa com a venda dos terrenos para a construção da nova sede da AAC na Praça da República. Nuno Rosmaninho Rolo prova na sua tese de doutoramento que o boato é falso, pois Bissaya foi outrossim uma das mais corajosas vozes de denúncia do projecto da nova Cidade Universitária (cf. "O Poder da Arte", Coimbra, Imprensa da UC, 2006). A ele se ficou a dever, em grande parte, a não construção dos novos Hospitais sobre as ruinas dos Colégios de São Jerónimo e das Artes e o abandono da pesada traça monumentalista da Praça de D. Dinis.
AMNunes

relojes web gratis