sexta-feira, dezembro 15, 2006


Alexandre VI Posted by Picasa
O Papa Alexandre VI (1492-1503) é uma dos mais antigos retratos conhecidos de um pontífice romano com Murça de veludo púrpura forrada de arminhos e Gorra do mesmo material. A Gorra Papal com bainha debruada a arminhos é uma peça de chapelaria medieval, seguramente do século XV (se é que não é anterior), de tecido e pele, em estrutura semi-mole. A bainha não é inteiramente circular, pois após descrever um meio círculo sobre a fronte, descai em S, formando duas "orelhas" ou abas de protecção dos ouvidos e pescoço. Estas "abas" ou "orelhinhas" são também medievais e permaneceram em gorros usados por camponeses portugueses até ao ao século XX (ver carapuça de orelhas recolhida por grupos folclóricos dos Açores e de Portugal continental).
A Gorra recuperada pelo actual Papa foge ao modelo canónico, na medida em que o alfaiate propõe uma bainha inteiramente circular. Desta "fuga" à tradição multissecular poderá ter brotado a confusão jornalística entre a Gorra Papal e o Gorro do Pai Natal, sendo certo que a indumentária do norte-americano Pai Natal não é anterior à década de 1860. Antes dele haverá que pensar nas vestes episcopais do São Nicolau, onde o gorro vermelho não poderia ocupar o lugar cativo da Mitra episcopal.
Entre finais do século XV e ca. 1800 muitos foram os papas que se fizeram retratar com Murça de arminhos e Gorra.
Fonte: vale a pena percorrer a vasta galeria de retratos do site THE POPES, criado em 2004 pelo Reverendo Joseph L. Shetler, http://www.ghg.net/shetler/popes/: Renaissance Popes (1447-1559); Counter-Reformation Popes (1559-1655); Post-Reformation Popes (1655-1799); Modern Popes (1800 to present).
AMNunes

relojes web gratis