sexta-feira, dezembro 08, 2006


Cerimonial em Salamanca Posted by Picasa
Após mais de um século de investidas laicizadoras e medidas nacionalizadoras/uniformizadoras no contexto do ensino superior espanhol, a Universidade de Salamanca reflecte sem complexos sobre o seu património simbólico de raízes medievais. Os anos posteriores à morte de Francisco Franco traduzem uma vontade de regresso ao cerimonial perdido, ao som da charamela, às imposições de insígnias e ao Victor. Reflexo desta vontade institucional são os trabalhos vindos a lume sobre a História da Universidade de Salamanca nas suas Ediciones Universidad, as monografias dedicadas ao protocolo e a criação oficial de um Gabinete de Protocolo.
"Cerimonias y Grados" é um precioso livrinho ilustrado, de 72 páginas, repartido entre dois especialistas. Juan Luis polo Rodriguez aborda a historia do cerimonial salmantino durante os séculos XVI a XVIII. Jerónimo de Castro, Chefe do Gabinete de Protocolo, trata do cerimonial e protocolo nos séculos XIX e XX.
Não sendo uma obra erudita, nem sequer marcada pela exaustiva citação de fontes, revela-se bastante eficaz enquanto instrumento turístico, informativo e documental.
Quanto a Coimbra, após abordagens pioneiras de António Garcia Ribeiro de Vasconcelos e Francisco da Silveira Morais (também guitarrista), o cerimonial universitário não conseguiu cativar estudiosos (a matéria não é fácil e pode ser vista como reaccionária. Em França, há quem associe praxes e cerimonial ao terrorismo islâmico). Contudo, não deixaremos de citar dois artigos assinados no crepúsculo do século XX por dois lentes da Faculdade de Letras (História), Luís Reis Torgal (1993) e Fernando Taveira da Fonseca (1989). Quer se goste quer não, quer se compreenda quer não, esta temática ocupa um lugar importante na construção da identidade da Universidade de Coimbra e da Universidade de Salamanca. O não ter "nascido ontem" não implica necessáriamente uma atitude conservantista, como também não é sinónimo imperioso de iconoclastia requentada. Como tal, julgo que o processo de candidatura da UC a Património da Unesco contemplou este aspecto e sobre ele terá feito produzir os devidos estudos de suporte e divulgação.
Fonte: Juan Luis Polo Rodriguez e Jerónimo Hernández de Castro, "Cerimonias y Grados en la Universidad de Salamanca. Una aproximación al protocolo académico", Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca, 2004, ISBN 84-7800-606-0, http://webeus.usal.es/
Agradecimentos: Jerónimo Hernández de Castro pela sua pronta amabilidade
AMNunes

relojes web gratis