Retrato de Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990), realizado por Valente Alves. Natural do Porto, o Dr. Veiga de Oliveira era diplomado em Direito (1932) e Histórico-Filosóficas (1947) pela Universidade de Coimbra. No ano em que terminou a 2ª formatura em Coimbra, ingressou como investigador no Centro de Estudos de Etnologia. É autor de uma obra singular e de vasta dimensão. Em 1984 a Universidade de Évora atribuiu-lhe o doutoramente honoris causa.
Não sendo um estudioso das tradições musicais de Coimbra, Veiga de Oliveira interessou-se por instrumentos como a gaita-de-foles, a Viola Toeira e a Guitarra de Coimbra na fase de recolha de elementos que estiveram na base da obra "Instrumentos Musicais Populares Portugueses" (1ª edição, 1966).
Entre 1960-1963 efectuou na Região de Coimbra gravações de gaiteiros e registou apontamentos de Viola Toeira na oficina do violeiro e tocador Raul Simões. A Veiga de Oliveira se devem os derradeiros fragmentos sonoros genuinos de Viola Toeira e as palavras de alerta para um cordofone em vias de extinção na Beira Litoral.
Irrelevante atenção prestaria o ilustre etnólogo à Guitarra de Coimbra, contextualizada em cerca de 20 linhas no livro de 1966, em termos manifestamente insuficientes. Nada se diz sobre as origens e evolução do cordofone em Coimbra. Reproduz-se acriticamente a falsa assertiva de Afonso Lopes Veira, transmitida a Armando Leça, segundo a qual a guitarra só teria entrado em Coimbra no ano de 1870 e vinda de Lisboa...(!?). Não se fazem quaisquer referências à guitarra como cordofone de palco, salão e folclore local. Não se assinala a paulatina passagem da Guitarra Toeira ao novo modelo parediano, optando o recolector pela divulgação de uma fotografia de 1945 onde João Bagão e Arménio Silva acompanham José Paradela de Oliveira (em 1966 este tipo caira em desuso em Coimbra). Mas estes reparos em nada diminuem a valia de uma das mais gradas figuras da etnografia portuguesa do século XX, sobretudo quando se sabe de antemão que a monografia de 1966 não poderia privilegiar o aprofundamento de nenhum instrumento musical em particular.
Uma breve amostra das recolhas de Veiga de Oliveira para a Viola Toeira tocada por Raul Simões pode ouvir-se na internet, através da respectiva conversão em MP3 por Domingos Morais.
Fonte: "Arquivos Sonoros de Ernesto Veiga de Oliveira (1960-63)"
AMNunes
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