segunda-feira, dezembro 04, 2006

O Dr. Gonçalves Isabelinha faz 98 anos de idade no dia 05 de Dezembro

O Dr. Isabelinha nasceu em Almeirim a 5 de Dezembro de 1908 tendo frequentado o Liceu de Santarém, onde jogou na Académica de Santarém. Terminado o Liceu, foi estudar Medicina para Coimbra nos anos 30, ao mesmo tempo que jogava na Briosa onde ficaria uma lenda, terminando o Curso em 1938. Falhou a final da primeira Taça Portugal que houve em jogo e a Briosa ganhou. Foi aluno de mestres como Maximino Correia, Morais Zamith, Bissaya Barreto, Elísio de Moura, entre muitos outros.
O Dr. Isabelinha tirou a especialidade de Oftalmologia e durante muitos anos exerceu a actividade em Santarém, no Largo Sá da Bandeira, onde ainda hoje vive. Destacando-se por ser um "médico dos pobres", tinha sempre o consultório cheio e quem não tivesse possibilidade de pagar, o Dr. Isabelinha não cobrava. Fez milhares de consultas e operações grátis.
Quando quero esclarecer qualquer assundo de Coimbra dos anos 30, é sempre o Dr. Isabelinha que contacto, pois com 98 anos, tem ainda uma memória invejável e lembra-se de tudo daquele tempo... foi também contemporâneo e amigo do Dr. Divaldo de Freitas (o Brasileiro que tirou Medicina em Coimbra e que no Brasil foi o principal activista da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra no Brasil). Trocaram correspondência até praticamente o Dr. Divaldo falecer em 2002 com 90 anos em S. Paulo.
O Dr. Isabelinha, além de ser o jogador mais antigo da Briosa vivo, é também uma lenda tanto de Santarém como de Coimbra, por isso, amanhã, dia 5 de Dezembro os parabéns ao Dr. Isabelinha, que até há bem pouco tempo ainda dava consulta diariamente, além de manter a sua faceta humanitária, não cobrando nada pelas consultas e ainda dando dinheiro aos doentes mais necessitados para levantarem os medicamentos na Farmácia.

Rui Lopes

relojes web gratis