quarta-feira, dezembro 20, 2006


Com os Paredes em Venda do Pinheiro (1961) Posted by Picasa
Leiria, 16 de Novembro de 2006
Caro Dr. António Nunes
Artur Paredes era um citadino. Viveu toda a sua vida em duas cidades: Coimbra e Lisboa.
Mas, pelos anos 60, inesperadamente, decidiu viver momentos de lazer no campo. Comprou (ou arrendou) uma pequena casa na Venda do Pinheiro, onde passava os fins de semana.
E, espanto dos espantos, dedicou-se à caça! Ou melhor, a passear pelos campos e pinhais circundantes, com a espingarda ao ombro, certamente desfazendo neuras ou concebendo princípios de Variações... Não caçava nada, como confessa em carta endereçada a meu Pai.
Junto fotografia de Abril de 1961 onde, na janela grande da casa da Venda do Pinheiro identifico, da esquerda para a direita, Judite Pedrosa (4ª), a filha de Artur Paredes Maria Helena (3ª), Eva de Sousa (2ª), Afonso de Sousa (1º ), e cá fora um vulto masculino que não é Artur Paredes.
Não consigo identificar, entre as três primeiras Senhoras a Dra. Alice Paredes, cuja fisionomia não recordo. Como sempre, falta o Carlos Paredes.
Um abraço,
Afonso de Oliveira Sousa.
=/=
Lisboa, 13-11-1962
Meu Caro Afonso:
Recebi há bocado a sua carta e já está tudo em ordem; fique descansado.
Então como vai? Que grande ausência!
Folgo muito em saber que também se dedicou à caça dos... gambozinos, na Fátima.
Eu, é claro, como grande caçador, só vou à caça grossa: tigres, panteras e outras feras que abundam na Venda do Pinheiro.
No Domingo não matei nada, mas, em compensação, cacei uma molha de tal ordem que me deixou em mísero estado. Resultado: apanhei uma forte gripe que me deu cabo da saúde.
Estou muito combalido e, se ainda me mantenho de pé, isso é devido à minha resistência física.
Não se esqueça de que aos sábados vou à Venda do Pinheiro enquanto durar a maldita caça.
Afinal, não sei para quê, não mato nada!... Maluquices!
Cumprimentos a todos.
Um abraço do amigo certo,
Artur Paredes
Fonte: reprodução de duas cartas enviadas pelo Dr. Afonso de Oliveira Sousa
AMNunes

relojes web gratis