sexta-feira, dezembro 29, 2006


O Reitor e os Lentes em 1881

Deixemos para trás Joaquim A. S. de Carvalho e a década de 1850, saltando para os anos do Tricentenário de Luís de Camões.

Em Março de 1881 o fotógrafo francês J. David realizou na UC diversas tomadas relativas aos edifícios, corpo docente, comissão dos festejos camonianos e Orpheon de João Arroyo. Todas estas riquíssimas fotografias vieram a ser editadas no álbum "Universidade de Coimbra (1880-1881)", Paris, J. David Phot. Levallois, 1881. O Dr. Octaviano do Carmo e Sá era detentor de um exemplar deste álbum, o qual veio a ser incorporado na BGUC. Tive o ensejo de o consultar (deliciado, devo acrescentar, pois as fotografias são notáveis) em 1989, por indicação da Dra. Graça Pericão. Posteriormente fiz reproduzir a fotografia supra no pequeno álbum "A Alma Mater Conimbrigensis na fotografia antiga", Coimbra, GAAC, 1990, foto 7, mas em péssimas condições resultantes do uso de microfilme.

Os diversos lentes, acompanhados pelo Reitor Júlio Pimentel , estão já devidamente identificados pela muita perseverança do Alexandre Ramires.

Fonte: Alexandre Ramires, "Passado ao Espelho", Coimbra, Edição do Museu de Física da UC, 2006, p. 56.

AMNunes

relojes web gratis